Assine nossa
newsletter

7 Vantagens das áreas verdes nas cidades

30.11.2023
Autor: Colab
governo

A imagem que muita gente tem de uma cidade boa para se viver é aquela onde tudo está próximo: locais de lazer, trabalho, transporte público, hospitais, escolas e afins. E onde podemos encontrar tudo isso? Exatamente, nas metrópoles.

Contudo, a maioria das grandes metrópoles não são cidades sustentáveis e, para ter todas essas comodidades, terminam abrindo mão de áreas verdes em seus territórios.

Neste artigo queremos mostrar 7 vantagens das áreas verdes nas cidades que ajudam a melhorar a vida da população. Confira!

Vantagens das áreas verdes nas cidades

1.     Controle do microclima urbano

Microclima é a palavra usada para se referir à pequenas áreas, separadas por barreiras (como a vegetação) de outras zonas, com condições atmosféricas diferentes do exterior.

Nas cidades temos os chamados microclimas urbanos, que são essas áreas, mas com “barreiras” formadas por edifícios e pela emissão de poluentes.

Áreas arborizadas ajudam a controlar o microclima por oferecerem abrigo dos raios solares, umidade para que o ar tenha uma qualidade melhor e “filtrar” gases tóxicos como o dióxido de enxofre e de carbono que são absorvidos pelas folhas. 

2.     Diminui os riscos de enfarto e AVC

De acordo com o médico Paulo Saldiva, viver a menos de 500 metros de parques e áreas verdes reduz quase 30% do risco de ter um AVC ou enfarte do miocárdio. Morar perto de áreas verdes também incentiva a atividade física, entre outros hábitos saudáveis. 

3. Purificação do Ar

Doenças respiratórias causadas pela poluição do ar como a bronquite alérgica, asma e rinite se tornam menos comuns já que as árvores purificam o ar com a produção constante de oxigênio na fotossíntese.

Autor: Colab

Descubra como a IA está transformando governos com o Chat GPT


Baixar

Colab na Mídia

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo

21.02.2024

Engajando a população: 6 estratégias para uma gestão pública eficiente