Assine nossa
newsletter

3 exemplos de avaliação de equipamentos e políticas públicas

30.11.2023
Autor: Colab
governo

Você conhece o Campo de São Bento, em Niterói? E no Recife, já ouviu falar dos Compaz e da Rede de Bibliotecas pela Paz? E os Mercados Públicos Municipais, famosos pela culinária, cultura e serviços, e que vários bairros têm um pra chamar de seu, já teve o prazer de visitar algum?

Apesar de todos esses lugares serem bem bacanas de conhecer caso esteja passeando por alguma das duas cidades, este não é um texto com dicas turísticas (ainda que fique a dica! Visitei todos e recomendo a experiência).

O que os une, além da veia turística, é o fato de que todos foram avaliados pela população por meio da plataforma Colab, trazendo dados, informação e valor para gestoras e gestores destes equipamentos e das políticas às quais eles compõem. Monitorar esses indicadores é fundamental para manter alto o nível de satisfação e a felicidade das pessoas que os utilizam diariamente.

Mobilização para o engajamento

Na segunda semana de setembro, a Prefeitura do Recife iniciou uma pesquisa pelo Colab para avaliar Mercados Públicos Municipais. A ação tem como objetivo compreender como as pessoas utilizam os equipamentos de comércio popular da cidade, o grau de satisfação e eventuais pontos de melhoria. Tanto pessoas que utilizam os mercados como também os permissionários podem avaliar esses espaços. 

Mirando no desafio de engajar as pessoas a responderem a pesquisa, a Autarquia de Serviços Urbanos do Recife, (CSURB/PCR) está realizando campanhas nos mercados, sensibilizando tanto comerciantes quanto quem consome serviços e produtos dos estabelecimentos no dia a dia.

“Ações de sensibilização são fundamentais para o sucesso de projetos como estes”, afirma Renata Alves, coordenadora do projeto de avaliação dos mercados municipais na CSURB, “pois através dessa atuação, fazendo o trabalho corpo a corpo, conversando com permissionários e usuários, é possível ter a real noção das questões tratadas! A consulta é feita através de uma abordagem no intuito de aproximar o cidadão com sua cidade. É de extrema importância essa escuta popular. Com essa empatia, a CSURB busca arrecadar informações que possam nortear a Autarquia nas suas ações!”

Mulher ao lado de um banner convidando que as pessoas participem da consulta.
Dois homens, um em pé realizando a consulta e outro sentado, na frente de uma loja de artigos diversos.
Duas mulheres ao lado do banner que convida a população para participar da consulta.

A co-construção das Fábricas de cidadania

Também do Recife, vêm mais dois cases que validam a importância de conversar com a população, sobre como a participação popular fortalece políticas públicas na prevenção social ao crime. Em 2018 e 2019, a Secretaria de Segurança Urbana do Recife (SESEG/PCR) realizou pesquisas para avaliar a satisfação de usuários da Rede de Bibliotecas pela Paz, além dos Compaz Eduardo Campos e Ariano Suassuna. Quase 1.600 pessoas opinaram sobre o nível de satisfação com o equipamento e com os serviços lá prestados. Todas as unidades receberam uma avaliação considerada excelente na metodologia utilizada, o NPS, uma métrica de lealdade que reflete a experiência e satisfação das pessoas. 

De acordo com Murilo Cavalcanti, Secretário de Segurança Urbana do Recife, “quando a população tem a oportunidade de expressar sua opinião sobre o que o município vem fazendo para fortalecer as políticas públicas na prevenção social ao crime, podemos avançar ou fazer ajustes na direção das ações. Afinal, são eles os beneficiados. A escuta é importantíssima nesse processo de confiança”.

Autor: Colab

Aprenda a digitalizar serviços públicos com nosso curso gratuito exclusivo. Transforme a experiência do cidadão e aumente a eficiência da sua prefeitura.


Inscreva-se!

Colab na Mídia

15.07.2024

Conheça os 5 princípios da administração pública

27.06.2024

Coleta de lixo urbano: como otimizar essa demanda?

24.06.2024

Gestão colaborativa: transforme a relação entre cidadãos e administração pública

22.04.2024

Veja como o Colab melhorou a eficiência de alguns municípios

17.04.2024

Veja como o Colab atua na prevenção contra a dengue

16.04.2024

Atendimento multicanal: veja detalhes da parceria entre Colab e Prefeitura de Santo André

10.04.2024

Otimize os dados do seu município e melhore a prestação de serviços

13.03.2024

Indicadores de performance na gestão pública: fatores para levar em consideração

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo