Assine nossa
newsletter

4 cases de serviços digitais para inspirar a sua gestão

30.11.2023
Autor: Colab
governo

Durante a pandemia, a procura por serviços digitais cresceu 200% e muitos governos estão aprendendo na prática que o futuro dos serviços públicos envolve menos papel e mais tecnologia.

Além disso, a sanção da Lei de Governo Digital (Lei Federal nº 14.129/21) enfatiza a importância das plataformas online e incentiva a adoção de serviços digitais que sejam gratuitos e menos burocráticos. Todo projeto tem o objetivo de facilitar a vida do cidadão que poderá acessar facilmente as informações que deseja onde quer que esteja.

Separamos uma lista com 4 cases de serviços digitais para inspirar a sua gestão que aconteceram através do Colab. Prepare o bloco de anotações e boa leitura!

1. Serviços digitais de zeladoria

Em todo país, os casos de vandalismo causam prejuízos milionários para as cidades e em muitas estão aumentando. Mas, como um gestor deve lidar com a depredação do patrimônio público e histórico?

Uma alternativa é contando com a ajuda da população para cuidar da cidade.

Dentro do Colab existem categorias com foco na zeladoria urbana (por exemplo: buracos na rua, iluminação pública, praça abandonada, mato alto e muito mais), que podem ser utilizadas pelos cidadãos para denunciar situações de vandalismo ou descaso.

Um case de serviço digital muito bacana que envolve zeladoria pública aconteceu em Santo André (SP), que é cliente do Colab. Dentro da plataforma, a prefeitura recebeu dezenas de denúncias de veículos abandonados em vias públicas e realizou a “Operação Lata Velha” para limpar as ruas da cidade.

No final, os veículos que não foram reclamados por seus donos foram leiloados e o valor angariado com as vendas foi investido no programa “Eu Amo, Eu Cuido” da cidade.

2. Serviços digitais para consultas públicas

O tema “consultas públicas” é um dos favoritos do time do Colab, tanto que escrevemos o Guia Definitivo de Consultas Públicas para falar tudo sobre – e você pode conferi-lo clicando aqui.

Muitas cidades ainda não estão realizando consultas públicas digitais, mas elas são uma realidade e a população as recebe muito bem.

No Colab temos muitos casos de consulta pública digital, porém, uma que se destacou muito recentemente foi realizada por Niterói (RJ) para renomear a rua Coronel Moreira César.

Após a morte do ator e comediante Paulo Gustavo, a Prefeitura de Niterói solicitou uma consulta pública digital para consultar a população sobre a decisão de renomear uma das principais ruas da cidade com o nome do ator que era niteroiense.

Mais de 90% dos 34 mil cidadãos que participaram desta consulta disseram que “sim” em apenas três dias de consulta. O assunto foi muito discutido por niteroienses nas redes sociais e ganhou destaque, além de bater o recorde de participação em consulta pública da cidade.

Autor: Colab

Aprenda a digitalizar serviços públicos com nosso curso gratuito exclusivo. Transforme a experiência do cidadão e aumente a eficiência da sua prefeitura.


Inscreva-se!

Colab na Mídia

15.07.2024

Conheça os 5 princípios da administração pública

27.06.2024

Coleta de lixo urbano: como otimizar essa demanda?

24.06.2024

Gestão colaborativa: transforme a relação entre cidadãos e administração pública

22.04.2024

Veja como o Colab melhorou a eficiência de alguns municípios

17.04.2024

Veja como o Colab atua na prevenção contra a dengue

16.04.2024

Atendimento multicanal: veja detalhes da parceria entre Colab e Prefeitura de Santo André

10.04.2024

Otimize os dados do seu município e melhore a prestação de serviços

13.03.2024

Indicadores de performance na gestão pública: fatores para levar em consideração

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo