Assine nossa
newsletter

7 ações individuais que ajudam no desenvolvimento sustentável da cidade

30.11.2023
Autor: Colab
cidadao

Nas últimas décadas, o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente têm sido pautas de interesse mundial, por isso todos os países, de alguma forma, têm investido esforços em diminuir os danos causados à natureza e protegê-la de ações que possam prejudicar a fauna e a flora de seus territórios. No Brasil, segundo o Artigo 225 da Constituição Federal de 1988, 

Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”

Portanto, não é só um papel do governo preservar o meio ambiente, mas também é meu e seu. Você sabia que pode ajudar sua cidade a ser sustentável e atingir as metas do ODS 11 da ONU, que defende o desenvolvimento sustentável das cidades, mesmo agindo sozinho? É sério, suas ações têm mais impacto do que você imagina! E nós vamos te ensinar 7 ações individuais que ajudam no desenvolvimento sustentável da cidade, vem comigo!

1 – Economize água e energia elétrica

O básico para começar a ajudar o meio ambiente é utilizar os seus recursos com sabedoria. Sabemos que no nossa planeta nenhum tipo de recurso é infinito, portanto, precisamos cuidar bem do que temos! Então nada de ficar tempo demais no banho, deixar a torneira aberta sem necessidade, manter as luzes acesas enquanto não estiver usando ou deixar plugadas na rede elétrica tomadas de equipamentos que não estão sendo utilizados.

 2 – Reutilize água 

Sabe aquela água que sobra da máquina de lavar? Que tá cheia de sabão e amaciante, mas que você morre de dó de jogar fora? Ainda dá pra utilizá-la! Ela serve pra lavar o seu quintal e até dar um tapa na sua calçada 😉 

3 – Recicle seu lixo

Você já parou pra ver o quanto de lixo produzimos diariamente? São embalagens e mais embalagens de alimentos, latas, papéis, plásticos, cascas de frutas, restos de alimentos etc. Vamos ressignificar nosso lixo? Separe os materiais recicláveis (plásticos, garrafas, papéis, vidros, latas, entre outros) em sacolinhas apropriadas e os orgânicos (restos de comida, cascas, papel higiênico e fraldas utilizadas, entre outros) em outras, preferencialmente de cores diferentes. Também é possível reutilizar as cascas de frutas e de ovos para adubar as suas plantinhas, que tal?

Autor: Colab

Descubra como a IA está transformando governos com o Chat GPT


Baixar

Colab na Mídia

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo

21.02.2024

Engajando a população: 6 estratégias para uma gestão pública eficiente