Você sabe como criar um excelente plano de governo?
Com a aproximação das Eleições, muitos pré-candidatos entraram em contato com a nossa equipe para tirar dúvidas e entender como criar um plano de governo que seja incrível e mostre tudo o que o candidato tem a oferecer.
Para responder essa dúvida, convidamos o Washington Bonfim, ex-Secretário de Educação e de Planejamento de Teresina (PI), especialista em Gestão Pública, professor na UFPI e expert em planos de governo.
Dicas para Criar Planos de Governo
Desde já vamos adiantar: não existe fórmula, passo a passo ou regra pronta para criar o plano de governo ideal. Contudo, seguir as dicas que o especialista no assunto compartilhou pode te ajudar e muito a criar o tão sonhado plano de governo. Começando por:
1. Baseie suas propostas em evidências
Atualmente, tanto a população quanto a mídia estão mais atentas às propostas, contando até com mecanismos que ajudam a cobrar o que está nos planos de governo e acompanhar as metas que foram estabelecidas. Por esta razão, ele deve refletir as necessidades e anseios do eleitorado.
Independentemente de seu posicionamento ser em apoio ou oposição do governo atual, seu plano deve ser formulado a partir de evidências do diagnóstico de realidade do contexto para que as propostas tragam resultados perceptíveis à população.
2. Identifique as questões prioritárias
Para que o plano de governo esteja de acordo com o que a população espera de seu novo governante, é importante identificar as questões que são prioritárias para o eleitorado.
Quanto maior a cidade, mais desafiador esse diagnóstico pode ser, já que terá mais grupos envolvidos no processo e cada um tem interesses diferentes sobre o que gostaria de ver no plano de governo. Uma maneira para identificar as questões é conversar com a população e nisso a tecnologia pode ajudar muito.
A gestão pública colaborativa preza por ter a população e o setor público trabalhando lado a lado para melhorar a cidade, logo, como candidato você pode falar com o povo e colaborativamente encontrar as questões que serão diferencial em seu plano.
Mas lembre-se: olhar para a situação atual pode validar essas informações.
3. Pense em inovação
A população está cada vez mais acostumada com o uso da tecnologia e o setor público pode aproveitar essa tendência para trabalhar melhor a participação social.
Além disso, dado o cenário econômico brasileiro, a habilidade de fazer mais com menos será um diferencial para o mandato dos próximos prefeitos e vereadores, principalmente os que buscam se eleger em 2020.
Participação social e tecnologia são elementos importantes para alcançar esse objetivo.