Assine nossa
newsletter

7 Dicas para ser um ótimo Gestor Público

30.11.2023
Autor: Colab
governo

A gestão pública precisa de gestores empenhados que queiram fazer a diferença e coloquem os interesses da população no centro de suas decisões.

Você gostaria de ser um ótimo(a) gestor(a) público?

Para te ajudar a ser um gestor público melhor, separamos algumas dicas que o Jorge Miranda, prefeito de Mesquita (RJ), compartilhou em sua entrevista do Fala, Gestor! neste artigo.

Separe a caneta o papel e confira essas dicas para ser um ótimo gestor público!

Dica 1: Fazer o hoje, olhar o futuro e consertar o passado

A cada 4 anos são eleitos novos representantes para a cidade e isso traz mudanças que afetam toda a gestão pública. Por essa razão, o gestor público deve fazer o hoje atendendo a demandas urgentes, olhar o futuro mantendo tudo organizado para a próxima gestão e consertar o passado, arrumando os erros das gestões anteriores.

Uma atitude simples para alcançar esse objetivo é deixar o seu legado com o servidor. Assim, independente do gestor que assumir, a casa estará organizada e o poder público conta com alguém que entende o que levou a determinada decisão e pode guiar novos prefeitos ou vereadores.

Dica 2: Montar um bom time

Para montar um bom time, é necessário identificar servidores que sejam altamente qualificados (seja através de conhecimento acadêmico ou prático) nos quais possa confiar e que confiem também no seu trabalho como gestor.

Assim todos podem trabalhar juntos para executar os projetos e compartilhar suas experiências.

Dica 3: Identificar as oportunidades de melhoria no setor público

Esqueça o ditado popular “casa de ferreiro, espeto de pau”. Se como gestor você quer levar melhorias para a cidade, deve começar levando para o setor público.

Por exemplo, se os dados da população ainda são armazenados em formulários de papel que ocupam espaço e são pouco úteis em momentos de pesquisa, que tal implementar um sistema que armazene dados e faça backups constantes para tê-los atualizados?

Além de ajudar os servidores atuais, uma ação como essa continua auxiliando os que iniciarão carreira.

Dica 4: Entregue para a população o que a população quer

A população quer apenas uma coisa: o que é seu por direito. Para isso, o gestor público deve ter como objetivo otimizar os serviços para que funcionem adequadamente e rodar avaliações para que a população dê sua opinião sobre eles.

Além disso, é necessário educar os cidadãos para que compreendam o que são ou não seus direitos e como as decisões da gestão pública afetam os serviços.

Autor: Colab

Aprenda a digitalizar serviços públicos com nosso curso gratuito exclusivo. Transforme a experiência do cidadão e aumente a eficiência da sua prefeitura.


Inscreva-se!

Colab na Mídia

29.11.2024

Transformando Governos: Inovação Começa com Simplicidade e Empatia

08.11.2024

Consulta Pública Urbana: Parceria entre o Colab e o CAU/BR para Cidades mais Sustentáveis

24.10.2024

Dia das Nações Unidas

18.10.2024

Processos Participativos: Como o Colab pode ajudar a sua gestão!

09.10.2024

Como o blockchain garante segurança e transparência nos Processos Participativos?

25.09.2024

Teleconsulta: Como o Colab está facilitando o acesso à saúde para todos

24.09.2024

Workflow Builder: Ferramenta de impacto na digitização de serviços públicos

24.09.2024

Orçamento Participativo Digital: Ferramentas de impacto e participação social

23.09.2024

Como as redes sociais influenciam a formação de opinião nas eleições

18.09.2024

A Evolução da Participação Cidadã: Da Ágora Grega às Praças Digitais

22.08.2024

A força da juventude na política