A gestão pública precisa de gestores empenhados que queiram fazer a diferença e coloquem os interesses da população no centro de suas decisões.
Você gostaria de ser um ótimo(a) gestor(a) público?
Para te ajudar a ser um gestor público melhor, separamos algumas dicas que o Jorge Miranda, prefeito de Mesquita (RJ), compartilhou em sua entrevista do Fala, Gestor! neste artigo.
Separe a caneta o papel e confira essas dicas para ser um ótimo gestor público!
Dica 1: Fazer o hoje, olhar o futuro e consertar o passado
A cada 4 anos são eleitos novos representantes para a cidade e isso traz mudanças que afetam toda a gestão pública. Por essa razão, o gestor público deve fazer o hoje atendendo a demandas urgentes, olhar o futuro mantendo tudo organizado para a próxima gestão e consertar o passado, arrumando os erros das gestões anteriores.
Uma atitude simples para alcançar esse objetivo é deixar o seu legado com o servidor. Assim, independente do gestor que assumir, a casa estará organizada e o poder público conta com alguém que entende o que levou a determinada decisão e pode guiar novos prefeitos ou vereadores.
Dica 2: Montar um bom time
Para montar um bom time, é necessário identificar servidores que sejam altamente qualificados (seja através de conhecimento acadêmico ou prático) nos quais possa confiar e que confiem também no seu trabalho como gestor.
Assim todos podem trabalhar juntos para executar os projetos e compartilhar suas experiências.
Dica 3: Identificar as oportunidades de melhoria no setor público
Esqueça o ditado popular “casa de ferreiro, espeto de pau”. Se como gestor você quer levar melhorias para a cidade, deve começar levando para o setor público.
Por exemplo, se os dados da população ainda são armazenados em formulários de papel que ocupam espaço e são pouco úteis em momentos de pesquisa, que tal implementar um sistema que armazene dados e faça backups constantes para tê-los atualizados?
Além de ajudar os servidores atuais, uma ação como essa continua auxiliando os que iniciarão carreira.
Dica 4: Entregue para a população o que a população quer
A população quer apenas uma coisa: o que é seu por direito. Para isso, o gestor público deve ter como objetivo otimizar os serviços para que funcionem adequadamente e rodar avaliações para que a população dê sua opinião sobre eles.
Além disso, é necessário educar os cidadãos para que compreendam o que são ou não seus direitos e como as decisões da gestão pública afetam os serviços.