Assine nossa
newsletter

7 Iniciativas e organizações que buscam inovar a gestão pública

30.11.2023
Autor: Colab
governo

Quando pensamos em inovação, a gestão pública é algo que não nos vêm à cabeça. Isso porque acreditamos que ela seja engessada, burocrática, complicada e muito, mais muito mesmo, demorada. 

O bom é que existem iniciativas e organizações que buscam inovar a gestão pública e querem torná-la melhor para a população. Neste artigo, separamos 5 dessas iniciativas e organizações que você precisa conhecer. Vamos lá! 

1.   Endeavor 

A Endeavor é uma organização global sem fins lucrativos que assumiu a missão de “multiplicar o poder de transformação dos empreendedores” e tornar o Brasil um país reconhecido pela qualidade do impacto causado por seus empreendedores na sociedade.  

Empreendedorismo é outra palavra que não associamos à gestão pública, mas a Endeavor identificou que simplificando um processo do setor público estaria ajudando milhares de empreendedores pelo Brasil. 

Foi assim que surgiu a ideia de criar o Mapa da Simplificação, uma iniciativa que visa diminuir a burocracia na abertura de empresas no país através da capacitação do servidor público. O Mapa traz o passo a passo para abrir empresas, além de exemplos internacionais para reforçar que quanto mais simples, melhor.

Junto ao Mapa da Simplificação, a Endevor anunciou parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) para criar um curso online sobre a desburocratização no processo de abertura de empresas. 

2.   Comunitas 

A Comunitas é uma organização brasileira que trabalha para contribuir com o aprimoramento dos investimentos sociais corporativos e estimular a participação da iniciativa privada no desenvolvimento social e econômico do Brasil. Além disso, a missão da organização é gerar conhecimento para disseminar boas práticas entre os setores. 

A instituição tem muitas iniciativas que você pode conferir no site da organização, para este artigo gostaríamos de destacar o podcast Conversa Pública que traz especialistas em gestão pública para compartilhar suas experiências e debater temas presentes no dia a dia do servidor público.

3. AppCívico

O AppCívico tem como missão conectar brasileiros à política digital. Através de sua plataforma, um político em mandato, por exemplo, pode estruturar sua base de contatos e ter acesso à automações que fortaleçam seu relacionamento com seu público.

Contudo, o que gostaríamos de destacar sobre o AppCívico aqui são os seus cases de sucesso.

Um deles é o Voto Legal, uma plataforma criada para políticos que desejam eleições mais transparentes, baratas e justas. Com o uso da tecnologia Blockchain, a plataforma registra as doações eleitorais e permite que o dinheiro seja rastreado.

Essa iniciativa venceu o Prêmio Innovare 2018 e ajuda a combater fraudes eleitorais com tecnologia e inovação.

Autor: Colab

Aprenda a digitalizar serviços públicos com nosso curso gratuito exclusivo. Transforme a experiência do cidadão e aumente a eficiência da sua prefeitura.


Inscreva-se!

Colab na Mídia

22.04.2024

Veja como o Colab melhorou a eficiência de alguns municípios

17.04.2024

Veja como o Colab atua na prevenção contra a dengue

16.04.2024

Atendimento multicanal: veja detalhes da parceria entre Colab e Prefeitura de Santo André

10.04.2024

Otimize os dados do seu município e melhore a prestação de serviços

13.03.2024

Indicadores de performance na gestão pública: fatores para levar em consideração

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo

16.05.2024

Saiba qual é o poder do design de serviços na transformação do setor público