Assine nossa
newsletter

7 mulheres inspiradoras que revolucionaram o Brasil

30.11.2023
Autor: Colab
cidadao

A história mundial é repleta de pessoas que mudaram completamente o destino da humanidade, e muitas mulheres foram protagonistas dessas revoluções que marcaram época.
No Brasil, isso não foi diferente. Neste artigo apresentaremos 7 mulheres à frente de sua época, que transformaram a sociedade brasileira e entraram pra história com suas lutas.

Dandara dos Palmares

Parte da liderança feminina do Quilombo dos Palmares, Dandara era uma guerreira e fugia totalmente ao estereótipo de mulher frágil. Lutava capoeira, trabalhava na lavoura, caçava e empunhava armas nas lutas do quilombo. Preferiu a morte a voltar à escravidão, se jogando de um abismo em 1694, enquanto fugia do exército português.

Nísia Floresta

Uma potiguar livre, instruída e que ansiava pela igualdade de gênero na sociedade brasileira do século XIX.Nísia separou-se após um casamento forçado e foi estudar.  Educadora e escritora, fundou uma escola para meninas no Rio de Janeiro, propondo o ensino de línguas e matemática. Defendeu a liberdade religiosa e a abolição da escravatura. Hoje dá nome à cidade em que nasceu, no Rio Grande do Norte.

Tarsila do Amaral

Um dos maiores nomes da arte brasileira, a pintora Tarsila do Amaral participou da fundação do movimento antropofágico no Brasil, influenciando a cultura tupiniquim. Seu quadro Abaporu é o principal símbolo deste movimento e uma das obras brasileiras mais famosas no mundo. Atuou também como colunista e ilustradora, ocupando o cargo de cronista do jornal “O Diário de São Paulo” por muitos anos.

Autor: Colab

Descubra como a IA está transformando governos com o Chat GPT


Baixar

Colab na Mídia

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo

21.02.2024

Engajando a população: 6 estratégias para uma gestão pública eficiente