Assine nossa
newsletter

7 Pontos sobre governo digital para sua cidade

30.11.2023
Autor: Colab
governo

A Lei de Governo Digital (14.129/2021) entra em vigor em todos os âmbitos de governo ainda neste ano e traz muitas novidades que podem facilitar a vida de gestores e cidadãos. Mas, o que isso significa na prática?

Convidamos especialistas em governos digitais para uma live e neste artigo você irá conferir os principais pontos levantados por eles. Vamos lá!

#ColabTalks: Introdução ao Governo Digital

O #ColabTalks é uma iniciativa do Colab para promover discussões relacionadas à gestão pública com especialistas da área. Os encontros são quinzenais e você pode se cadastrar em nossa lista para acompanhar as novidades e receber os lembretes da live.

Para essa edição, convidamos Thiago Ávila, Coordenador de pós-graduação em Governo Digital pela Verbo Jurídico, e Wesley Vaz, Secretário de fiscalização de integridade de atos e pagamentos de pessoal e benefícios sociais no Tribunal de Contas da União (TCU), para falar sobre governo digital – você pode conferir a gravação na íntegra clicando aqui.

Além deles, a live contou com a moderação do nosso CEO, Gustavo Maia, e da nossa head de Relações Governamentais, Íria Almeida.

 Vamos aos 7 pontos sobre governo digital levantados por esses especialistas!

1. A Lei de Governo Digital vai pegar

Como dito por Wesley Vaz, ela precisa pegar.

Historicamente, a gestão pública brasileira costuma reagir e não agir. Contudo, a Lei Federal 14.129 chega para mudar esse cenário e torna obrigatório para os governos Federal, Estadual e Municipal investir em maneiras de ofertar os serviços públicos online.

Assim, a Lei de Governo Digital coloca a pauta como prioridade.

 

2. A Lei de Governo Digital ainda não está perfeita

Com a Lei temos uma base fantástica para implementar inovações no serviço público, mas os municípios e estados podem contribuir para refiná-la com o tempo e torná-la ainda melhor.

3. Inovação não é lançar um foguete

Tente imaginar uma inovação.

Provavelmente você pensou em algo tecnológico, como um foguete ou o último aparelho eletrônico lançado, com tantas funções que fica difícil até listá-las. Contudo, a inovação não é necessariamente sobre lançar foguetes.

Podemos entender a inovação como sendo 99% transformação e 1% digital. Logo, mudar um processo para que seja mais eficiente ou contratar um software de contabilidade para ajudar a área financeira são inovações tão importantes para a sua organização quanto planejar o lançamento de um foguete.

Autor: Colab

Descubra como a IA está transformando governos com o Chat GPT


Baixar

Colab na Mídia

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo

21.02.2024

Engajando a população: 6 estratégias para uma gestão pública eficiente