Assine nossa
newsletter

8 formas de incorporar os ODS no dia a dia do setor público

30.11.2023
Autor: Colab
governo

Que os nossos recursos naturais não são ilimitados, nós já sabemos. Sabemos também que as geleiras estão derretendo, que a desigualdade social ainda é um mal a ser combatido e que nossa educação precisa avançar para conquistar uma posição de excelência. Mas, na prática, como nossas ações diárias, como cidadãos e gestores públicos, podem colaborar para que o futuro seja possível? 

Existem muitos meios de sermos parte da mudança necessária em nosso convívio, tanto local como globalmente. Um dos modos de promover boas práticas é conhecendo e promovendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, mais conhecidos como ODS

Incorporar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em suas ações cotidianas é uma forma significativa de contribuir não somente para que um futuro exista, mas para que ele seja possível e melhor.

Como profissional do setor público, você pode incorporar os ODS em seu dia a dia de diversas maneiras, com diferentes públicos e cenários.  Quer saber como?  Veja a seguir 8 formas de incorporar os ODS no seu dia a dia como cidadão e gestor público. 

  1. Conheça e integre os ODS em suas políticas e programas: Familiarize-se com os ODS e identifique como eles se relacionam com as responsabilidades e metas do seu trabalho. Integre os princípios dos ODS em suas políticas, programas e projetos, alinhando suas ações aos objetivos globais.
  1. Sensibilize colegas e stakeholders: Promova a conscientização sobre os ODS entre seus colegas de trabalho, parceiros e stakeholders. Organize palestras, workshops ou seminários para discutir os ODS e suas implicações para o trabalho no setor público.
  1. Alinhe o planejamento estratégico: Inclua os ODS no planejamento estratégico do seu órgão ou departamento. Estabeleça metas e indicadores relacionados aos ODS e monitore seu progresso regularmente.
  1. Fortaleça a parceria multissetorial: Os ODS são uma agenda que requer parcerias e colaboração entre diferentes setores. Identifique oportunidades de colaboração com outras entidades governamentais, organizações da sociedade civil, setor privado e academia para promover a implementação conjunta de ações voltadas aos ODS.
  1. Integre os ODS em processos de tomada de decisão: Considere os ODS ao tomar decisões no seu trabalho. Avalie o impacto potencial das ações propostas nos ODS e busque alternativas que promovam resultados positivos em múltiplas áreas.
  1. Monitore e avalie os impactos: Estabeleça mecanismos para monitorar e avaliar o impacto das políticas e programas implementados em relação aos ODS. Utilize indicadores específicos dos ODS para medir o progresso e identificar áreas que precisam de melhorias.
  1. Compartilhe as melhores práticas: Identifique e promova as melhores práticas relacionadas aos ODS no seu setor. Compartilhe casos de sucesso, lições aprendidas e resultados alcançados, tanto internamente quanto em eventos ou publicações relevantes.
  1. Promova a transparência e prestação de contas: Comunique abertamente sobre as ações e resultados relacionados aos ODS. Divulgue relatórios de progresso, informações sobre iniciativas implementadas e resultados obtidos para garantir a transparência e prestar contas à sociedade.

É sempre bom lembrar que a integração dos ODS no setor público requer um compromisso contínuo e uma abordagem integrada. Ao adotar essas práticas, você contribuirá para a implementação dos ODS, promovendo um desenvolvimento sustentável e melhorando a qualidade de vida das pessoas e dos serviços públicos que entrega.

Encontre mais materiais inéditos no blog do Colab e lembre-se: a transformação começa por você! Caso queira, comece com estas sugestões:

  •  Energias renováveis: soluções para um futuro verde: Conheça 5 tipos de energias renováveis e descubra como adotá-las para salvar o planeta e gerar empregos verdes. Leia mais!
  • Atitudes individuais que ajudam a combater o desmatamento na Amazônia: Sabia que se cada um mudar pequenas ações e hábitos, temos o poder de juntos salvarmos a Amazônia? Leia mais!
  • Mudanças climáticas: quais são os impactos e como preveni-los: Descubra quais são os impactos gerados pelas mudanças climáticas e como o sistema de transparência de dados é capaz de auxiliar na criação de uma sociedade mais resiliente à elas. Leia mais!

Autor: Colab

Aprenda a digitalizar serviços públicos com nosso curso gratuito exclusivo. Transforme a experiência do cidadão e aumente a eficiência da sua prefeitura.


Inscreva-se!

Colab na Mídia

22.04.2024

Veja como o Colab melhorou a eficiência de alguns municípios

17.04.2024

Veja como o Colab atua na prevenção contra a dengue

16.04.2024

Atendimento multicanal: veja detalhes da parceria entre Colab e Prefeitura de Santo André

10.04.2024

Otimize os dados do seu município e melhore a prestação de serviços

13.03.2024

Indicadores de performance na gestão pública: fatores para levar em consideração

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo

16.05.2024

Saiba qual é o poder do design de serviços na transformação do setor público