Além da maior Rede Social para a Cidadania, o Colab também a ferramenta perfeita para consultas direto na mão dos cidadãos, em seus smartphones. Somos curiosos e não paramos de criar enquetes sobre vários assuntos (e quanto mais polêmico melhor). Mas além disso, o Colab pode ser uma ferramenta muito poderosa de decisão democrática! Imagina poder decidir onde vai ser investido o dinheiro público? Sobre isso, vem novidade por aí! 😉
Usamos como base nessa pesquisa mais de 100 mil usuários no Brasil inteiro. Pra poder responder às consultas é só se inscrever em www.colab.re ou baixar os apps (os links estão no final da matéria).
Ah, vale lembrar que fizemos essa consulta em parceria com a Revista Época. A matéria deles você pega nesse link
Interesse: Através do Colab, o cidadão pode fazer fiscalizações e propostas sobre diversos temas relacionados a cidade. Cruzando os dados de quem votou na consulta com as postagens na Rede Social Colab, identificamos um comportamento muito semelhante entre pessoas com opiniões opostas. Apoiar propostas de mobilidade urbana e fiscais de trânsito faz parte do comportamento de todas as pessoas que se interessaram pela votação, independente da opinião. A relação dos votantes com os problemas da cidade, esbarra em questões de trânsito mais uma vez. As fiscalizações mais apoiadas foram de estacionamento irregular e buracos na via. De uma maneira ou de outra, independente do apoio ou não ao Uber, quem votou nesta enquete realmente se interessa por questões relacionadas ao trânsito na cidade de maneira geral.
Heatmap: Dessa vez a consulta foi nacional. A maioria das votações não se concentrou apenas em cidades onde o Uber atua. Pelo contrário, apenas 25% dos votos vieram dessas cidades (São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Rio de Janeiro) Grande número de votos veio sim das regiões Sul e Sudeste, mas o Brasil inteiro se interessou em opinar.
Gênero: Mulheres parecem ter mais desconfiança do Uber do que os homens. Mas como a maioria ainda é a favor, não podemos tirar grandes conclusões desse fato. Porém devemos dar ainda mais importância para as opiniões femininas pois elas são quem mais sofrem assédios quando optam por estes tipos de transporte.
Faixa etária: A distribuição é bem homonêgea em ambas as opiniões. O que vale um comentário é o fato de que, para pessoas acima de 46 anos, a porcentagem de “Não conheço ou prefiro não opinar” é visivelmente maior que em outras faixas etárias. Parece mesmo que essa tecnologia ainda não atingiu todas as idades…
Bônus: Confira acima alguns dos argumentos que recebemos por e-mail enquanto a enquete estava aberta! Sempre que quiser enriquecer a discussão você pode também mandar e-mails com a sua opinião 😀
Mandamos a consulta pra toda cidade, por e-mail, notificação e através de parceria com a Época.
Para receber as consultas sempre que um assunto polêmico estiver em discussão se inscreva aqui na nossa versão Web ou baixe o app para Android ou iOS
Você também pode sugerir enquetes para a sua cidade pelo e-mail do contato@colab.re
Faça o download do aplicativo, participe das próximas consultas e publique problemas, propostas e avaliações sobre a cidade.