Assine nossa
newsletter

A centralização de tudo no seu celular

30.11.2023
Autor: Colab
cidadao

Hoje vim falar sobre um tema que tem ganhado os holofotes nos últimos tempos: a bancarização e as multi tarefas de aplicativos. No mês passado, o Whatsapp anunciou que será possível realizar pagamentos e transferências através do app de troca de mensagens. Para o verdinho, já não é mais suficiente ser somente rede social com stories, fazer ligações e videochamadas, além das mensagens.

O Brasil será o primeiro país que receberá essa nova funcionalidade através de uma parceria do Facebook (que é o dono do Whatsapp e de mais um monte de apps) com a Cielo, líder de pagamentos eletrônicos na América Latina.

Essa funcionalidade já é explorada através dos apps de bancos tradicionais e de bancos digitais, como o Nubank, mas era bastante cobrada pelos usuários do Zap.

O megazord chinês

Se você pesquisar um pouco mais sobre o assunto, vai ver que essa funcionalidade de pagamentos já existe desde 2018 no WeChat, um aplicativo chinês que além de servir para troca de mensagens, se transformou em um “megazord” e tem mais funcionalidades que qualquer outro app desse tipo.

Para se ter noção, os quase 1 bilhão de usuários do WeChat conseguem utilizá-lo para passar por consultas médicas, comprar qualquer produto – sério, dá até pra comprar um carro -, pedir um táxi ou carro particular, pedir comida, reservar pacotes de viagem, namorar (tem uma espécie de Tinder dentro dele), acompanhar fanpages e ainda por cima é uma rede social.

O Wechat também possui um módulo de ID, que armazena as informações dos documentos dos usuários e permite que eles usem o app como um documento de identificação oficial. E sabe o que é mais impressionante? O governo chinês acompanha tudo de perto e aprova as ações do aplicativo – é importante salientar que aqui existiria uma séria discussão sobre privacidade das pessoas, mas que em uma ditadura como a chinesa isso não pode sequer ser questionado. #medo

Autor: Colab

Aprenda a digitalizar serviços públicos com nosso curso gratuito exclusivo. Transforme a experiência do cidadão e aumente a eficiência da sua prefeitura.


Inscreva-se!

Colab na Mídia

22.04.2024

Veja como o Colab melhorou a eficiência de alguns municípios

17.04.2024

Veja como o Colab atua na prevenção contra a dengue

16.04.2024

Atendimento multicanal: veja detalhes da parceria entre Colab e Prefeitura de Santo André

10.04.2024

Otimize os dados do seu município e melhore a prestação de serviços

13.03.2024

Indicadores de performance na gestão pública: fatores para levar em consideração

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo

16.05.2024

Saiba qual é o poder do design de serviços na transformação do setor público