Assine nossa
newsletter

A Comunicação entre o Setor Público e o Cidadão

30.11.2023
Autor: Colab
governo

Vivemos uma mudança de era na qual nos tornamos cada vez mais dependentes da tecnologia e conectados com pessoas, marcas e empresas.

Foi-se o tempo em que você só conseguia falar com determinado estabelecimento pelo telefone, hoje em dia temos canais de comunicação como o e-mail, as redes sociais e aplicativos. Sabemos que o consumidor tem cada vez mais voz na internet, mas será que o setor público está atento a isso?

Neste artigo iremos falar sobre a comunicação entre o setor público e o cidadão e como isso pode mudar a sua cidade.

A Voz do Cidadão

Estamos acostumados com as redes sociais e com as publicações sobre ruas perigosas, buracos em avenidas, iluminação pública inexistente e diversos outros problemas. O cidadão agora tem voz e está usando-a para expor o que há de errado em sua cidade.

Essa voz é ouvida pelos amigos e pelos amigos deles, os relatos são compartilhados e até pessoas de outras regiões ficam sabendo o que acontece naquele bairro. Porém, há “alguém” que nem sempre está atento a isso: a prefeitura. Algumas prefeituras tratam a comunicação como uma via de mão única, bombardeiam o cidadão com informações sobre campanhas de vacinação ou a agenda cultural, contudo, se esquecem de ouvir o cidadão.

É claro que informar sobre a próxima vacina ou evento público que será agendado é importante para a população, mas ouvir a reclamação sobre uma rua sem iluminação também é.  O bom gestor público é aquele que busca informações sobre sua cidade e ouve o povo para entender se aquela medida é benéfica ou não.

Aqui no Colab oferecemos pelo nosso aplicativo um canal de contato direto com prefeituras (você pode consultar quais clicando aqui). Na cidade de Pelotas, por exemplo, de todas as demandas recebidas pelo Colab, 88% foram resolvidas pela prefeitura. Pelo telefone e e-mail, o índice de solução é de 6% a 8%.  O aplicativo é um canal prático para o cidadão por não precisar aguardar para ser atendido (como pelo telefone) e também é fácil de usar, como uma rede social, onde tudo que é postado é compartilhado e encaminhado para o departamento responsável.

A prefeitura também consegue falar com o cidadão, enviando enquetes que podem ser usadas para validar decisões sobre determinados bairros.

A comunicação acontece dos dois lados, ambos recebem informações e as enviam. Esse processo também serve para engajar a população a participar e acompanhar o que acontece em sua cidade, além de ser inovador para o setor público. A comunicação do setor público com os habitantes da cidade não pode continuar seguindo o caminho de só se “autopromover”, está na hora de investir em novos caminhos e ouvir o que o povo tem a dizer.

Tem alguma sugestão para melhorar a comunicação pública? Compartilhe conosco nos comentários.

E se você gosta do tema gestão pública, confira nossos outros artigos.

Autor: Colab

Aprenda a digitalizar serviços públicos com nosso curso gratuito exclusivo. Transforme a experiência do cidadão e aumente a eficiência da sua prefeitura.


Inscreva-se!

Colab na Mídia

15.07.2024

Conheça os 5 princípios da administração pública

27.06.2024

Coleta de lixo urbano: como otimizar essa demanda?

24.06.2024

Gestão colaborativa: transforme a relação entre cidadãos e administração pública

22.04.2024

Veja como o Colab melhorou a eficiência de alguns municípios

17.04.2024

Veja como o Colab atua na prevenção contra a dengue

16.04.2024

Atendimento multicanal: veja detalhes da parceria entre Colab e Prefeitura de Santo André

10.04.2024

Otimize os dados do seu município e melhore a prestação de serviços

13.03.2024

Indicadores de performance na gestão pública: fatores para levar em consideração

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo