Vivemos uma mudança de era na qual nos tornamos cada vez mais dependentes da tecnologia e conectados com pessoas, marcas e empresas.
Foi-se o tempo em que você só conseguia falar com determinado estabelecimento pelo telefone, hoje em dia temos canais de comunicação como o e-mail, as redes sociais e aplicativos. Sabemos que o consumidor tem cada vez mais voz na internet, mas será que o setor público está atento a isso?
Neste artigo iremos falar sobre a comunicação entre o setor público e o cidadão e como isso pode mudar a sua cidade.
A Voz do Cidadão
Estamos acostumados com as redes sociais e com as publicações sobre ruas perigosas, buracos em avenidas, iluminação pública inexistente e diversos outros problemas. O cidadão agora tem voz e está usando-a para expor o que há de errado em sua cidade.
Essa voz é ouvida pelos amigos e pelos amigos deles, os relatos são compartilhados e até pessoas de outras regiões ficam sabendo o que acontece naquele bairro. Porém, há “alguém” que nem sempre está atento a isso: a prefeitura. Algumas prefeituras tratam a comunicação como uma via de mão única, bombardeiam o cidadão com informações sobre campanhas de vacinação ou a agenda cultural, contudo, se esquecem de ouvir o cidadão.
É claro que informar sobre a próxima vacina ou evento público que será agendado é importante para a população, mas ouvir a reclamação sobre uma rua sem iluminação também é. O bom gestor público é aquele que busca informações sobre sua cidade e ouve o povo para entender se aquela medida é benéfica ou não.
Aqui no Colab oferecemos pelo nosso aplicativo um canal de contato direto com prefeituras (você pode consultar quais clicando aqui). Na cidade de Pelotas, por exemplo, de todas as demandas recebidas pelo Colab, 88% foram resolvidas pela prefeitura. Pelo telefone e e-mail, o índice de solução é de 6% a 8%. O aplicativo é um canal prático para o cidadão por não precisar aguardar para ser atendido (como pelo telefone) e também é fácil de usar, como uma rede social, onde tudo que é postado é compartilhado e encaminhado para o departamento responsável.
A prefeitura também consegue falar com o cidadão, enviando enquetes que podem ser usadas para validar decisões sobre determinados bairros.
A comunicação acontece dos dois lados, ambos recebem informações e as enviam. Esse processo também serve para engajar a população a participar e acompanhar o que acontece em sua cidade, além de ser inovador para o setor público. A comunicação do setor público com os habitantes da cidade não pode continuar seguindo o caminho de só se “autopromover”, está na hora de investir em novos caminhos e ouvir o que o povo tem a dizer.
Tem alguma sugestão para melhorar a comunicação pública? Compartilhe conosco nos comentários.
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