Um dos temas que mais está sendo comentado na internet é a economia colaborativa. Esse modelo alternativo de consumo está chamando a atenção e conquistando aos poucos seu espaço.
Neste artigo queremos te explicar o que é e como funciona, além de apresentar os impactos dele na sociedade e responder à pergunta: a economia colaborativa pegou?
O que é a Economia Colaborativa?
A economia colaborativa, conhecida também pelo termo em inglês como sharing economy, é um modelo alternativo para negociar bens e serviços, substituindo a posse desses bens pelo seu compartilhamento. Ou seja, para esse modelo você deve praticar menos o acúmulo de objetos que raramente tem utilidade e mais o ato de partilhar. Descomplicando para você:
Imagine que você comprou novas prateleiras e precisa de uma furadeira para instalá-las na sua casa, mas não possui essa ferramenta. Ao invés de enviar uma mensagem para cada amigo pelo Whatsapp perguntando quem pode te emprestar uma, você pode acessar um site e alugar uma furadeira para usar. Pode parecer loucura, mas já tem empresários lucrando com o aluguel de ferramentas e máquinas.
Agora imagine que você tem instrumentos musicais que não está utilizando em casa, como um violão antigo que só acumula pó atrás da porta. Já pensou na possibilidade de alugá-lo para alunos que estão começando a ter aulas de violão? Assim você pode ganhar um dinheiro, sem abrir mão do objeto que possui.
Dentro do modelo de economia colaborativa você não precisa possuir, basta compartilhar e receber por isso.