Assine nossa
newsletter

A Experiência do Cidadão com os Serviços Públicos

30.11.2023
Autor: Colab
governo

No setor privado podemos ver que há uma grande preocupação com a experiência do consumidor, o que motiva muitas empresas a oferecerem produtos e serviços cada vez mais inovadores, digitais e fáceis de usar.

Hoje em dia o consumidor tem voz e pode compartilhar sua experiência através das redes sociais para influenciar outras pessoas, de maneira boa ou ruim.Será que o setor público está atento a isso? Afinal, assim como as empresas privadas, esse setor tem um consumidor final: o cidadão.

Neste artigo iremos falar sobre a experiência do cidadão com os serviços públicos e porque ela deve ser uma das suas prioridades.

Cidadão e os Serviços Públicos

O setor público avança em uma velocidade diferente da do setor privado. Prova disso é que enquanto muitas empresas estão usando aplicativos para facilitar a comunicação com o consumidor, muitas cidades ainda não se atentaram a essa oportunidade, mesmo com o crescimento da demanda de serviços digitais no país.

Porém, esse atraso no avanço não significa que o setor público não esteja avançado para se adaptar à Era Digital e melhorar a experiência de seus consumidores, os cidadãos.

Em São Paulo os agendamentos para o Procon e TRE podem ser feitos pela internet para a unidade do Poupatempo de Itaquera, a medida foi tomada para organizar os atendimentos na unidade e evitar excessos de pessoas. Além disso, alguns serviços que envolvem as secretarias da cidade, como a Secretaria da Fazenda, também podem ser agendados pela internet.

Essa atitude pode parecer pequena, mas tem grandes reflexos. O cidadão sente que seu atendimento está sendo priorizado, tem mais certeza quanto a seus horários e pode se organizar além de não precisar enfrentar filas para ser atendido.

Analisar a experiência do cidadão quando utiliza o setor público e ouvir o que ele tem a dizer é a chave para trazer cada vez mais melhorias e inovar na gestão pública.

Gosta de gestão pública e quer saber mais sobre o assunto? Continue de olho no nosso blog, estamos sempre trazendo novos conteúdos sobre esse tema.

Autor: Colab

Aprenda a digitalizar serviços públicos com nosso curso gratuito exclusivo. Transforme a experiência do cidadão e aumente a eficiência da sua prefeitura.


Inscreva-se!

Colab na Mídia

15.07.2024

Conheça os 5 princípios da administração pública

27.06.2024

Coleta de lixo urbano: como otimizar essa demanda?

24.06.2024

Gestão colaborativa: transforme a relação entre cidadãos e administração pública

22.04.2024

Veja como o Colab melhorou a eficiência de alguns municípios

17.04.2024

Veja como o Colab atua na prevenção contra a dengue

16.04.2024

Atendimento multicanal: veja detalhes da parceria entre Colab e Prefeitura de Santo André

10.04.2024

Otimize os dados do seu município e melhore a prestação de serviços

13.03.2024

Indicadores de performance na gestão pública: fatores para levar em consideração

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo

19.07.2024

Vai se pré-candidatar? Saiba o que é permitido e proibido