No setor privado podemos ver que há uma grande preocupação com a experiência do consumidor, o que motiva muitas empresas a oferecerem produtos e serviços cada vez mais inovadores, digitais e fáceis de usar.
Hoje em dia o consumidor tem voz e pode compartilhar sua experiência através das redes sociais para influenciar outras pessoas, de maneira boa ou ruim.Será que o setor público está atento a isso? Afinal, assim como as empresas privadas, esse setor tem um consumidor final: o cidadão.
Neste artigo iremos falar sobre a experiência do cidadão com os serviços públicos e porque ela deve ser uma das suas prioridades.
Cidadão e os Serviços Públicos
O setor público avança em uma velocidade diferente da do setor privado. Prova disso é que enquanto muitas empresas estão usando aplicativos para facilitar a comunicação com o consumidor, muitas cidades ainda não se atentaram a essa oportunidade, mesmo com o crescimento da demanda de serviços digitais no país.
Porém, esse atraso no avanço não significa que o setor público não esteja avançado para se adaptar à Era Digital e melhorar a experiência de seus consumidores, os cidadãos.
Em São Paulo os agendamentos para o Procon e TRE podem ser feitos pela internet para a unidade do Poupatempo de Itaquera, a medida foi tomada para organizar os atendimentos na unidade e evitar excessos de pessoas. Além disso, alguns serviços que envolvem as secretarias da cidade, como a Secretaria da Fazenda, também podem ser agendados pela internet.
Essa atitude pode parecer pequena, mas tem grandes reflexos. O cidadão sente que seu atendimento está sendo priorizado, tem mais certeza quanto a seus horários e pode se organizar além de não precisar enfrentar filas para ser atendido.
Analisar a experiência do cidadão quando utiliza o setor público e ouvir o que ele tem a dizer é a chave para trazer cada vez mais melhorias e inovar na gestão pública.
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