Assine nossa
newsletter

A força do Crowdsourcing para novas iniciativas colaborativas

30.11.2023
Autor: Colab
governo

Recentemente houve um fenômeno polêmico na bolsa de valores mundial, que agitou investidores e causou interesse global a partir de uma ação colaborativa feita para uma empresa americana, a GameStop. Essa história será o nosso ponto de partida para falar sobre uma grande mudança de comportamento que segue junto com a evolução digital e que foi tema do artigo do Apolitical escrito por Josh Solinger, analista de dados de operações em Pierce County, Wisconsin. 

Contextualizando

Mas antes de entrar no foco da discussão, vamos resumir o que de fato aconteceu com a GameStop, ela foi o alvo de um crowdsourcing – termo descrito por Jeff Howe e usado para explicar o processo de obtenção de serviços, ideias ou conteúdo gerado a partir de um grande grupo de pessoas, especialmente da comunidade online. Essa movimentação de crowdsourcing aconteceu na rede Reddit, na qual um grupo de pessoas apostaram contra a queda das ações da empresa que nunca havia lucrado e que “do nada” teve um verdadeiro disparo positivo a partir dessa atitude coletiva. Essa manobra é conhecida na bolsa de valores como short squeeze

O que é short squeeze?

É o termo usado para uma movimentação que acontece em uma ação da bolsa que sobe depressa e faz com que investidores que apostaram na queda dessa ação sejam obrigados a comprá-la rapidamente, evitando assim prejuízos maiores. Consequentemente, ao invés do preço cair, ele sobe e o fundo de investimentos precisa comprar por um preço maior do que o esperado, antes que suba ainda mais. 

Aplicado à história da empresa americana de games, o valor das ações que era de US $17 teve uma alta em janeiro para aproximadamente US $350. Segundo Josh, o mecanismo pelo qual o preço das ações disparou, com o ato de muitas pessoas comprando ações ao mesmo tempo, não é novo. O que marcou como uma ideia inovadora esse movimento foi a forma que aconteceu, através da campanha de crowdsourcing nas redes sociais.

Autor: Colab

Aprenda a digitalizar serviços públicos com nosso curso gratuito exclusivo. Transforme a experiência do cidadão e aumente a eficiência da sua prefeitura.


Inscreva-se!

Colab na Mídia

22.04.2024

Veja como o Colab melhorou a eficiência de alguns municípios

17.04.2024

Veja como o Colab atua na prevenção contra a dengue

16.04.2024

Atendimento multicanal: veja detalhes da parceria entre Colab e Prefeitura de Santo André

10.04.2024

Otimize os dados do seu município e melhore a prestação de serviços

13.03.2024

Indicadores de performance na gestão pública: fatores para levar em consideração

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo

16.05.2024

Saiba qual é o poder do design de serviços na transformação do setor público