Assine nossa
newsletter

A gamificação para o engajamento da população

30.11.2023
Autor: Colab
governo

Já se perguntou o que torna os videogames tão atraentes?

Além de aliviar o estresse e ajudar o cérebro a se exercitar, os videogames utilizam técnicas que deixam o jogador engajado a cumprir os desafios propostos pela história porque sabem que haverá uma recompensa no final.

Porém, a gamificação não serve apenas para processos de aprendizagem, ela tem potencial para engajar também a população a melhorar sua cidade.

Gamificar para melhorar cidades

Usando a gamificação é possível criar desafios e missões que atraiam participantes, podendo conscientizá-los sobre determinada causa ou estimular que participem de eventos.

Por exemplo, a proposta do jogo Pokémon Go é que o jogador cace os monstrinhos pela cidade usando o seu smartphone. Dependendo da região para a qual o jogador vai, aparecem tipos diferentes de pokemón que ajudam o jogador a ter novas conquistas no jogo.

Trazendo para o contexto da gestão pública, o mesmo pode ser feito com a população.Imagine que o hemocentro da cidade precisa de mais doações de sangue. Como você pode levar a população a aderir essa causa?

Além de conscientizar sobre a importância da doação, a gestão pública pode oferecer um aplicativo ou página para que o cidadão se cadastre e acumule conquistas ao ajudar a cidade. Pode ter o selo para a conquista de doador, zelador do patrimônio público e muito mais.

Assim a prefeitura se aproxima da população e mostra que está valorizando cada contribuição que recebe, levando o cidadão a contribuir mais e compartilhar suas conquistas com outros. É assim que se dissemina a cultura de participação dentro da cidade.

Por ser uma plataforma que conecta cidadãos à prefeitura, o aplicativo do Colab oferece a “Jornada do Cidadão”, uma trilha com desafios para que o cidadão entenda como pode colaborar e participar mais para tornar sua cidade melhor.

A participação popular é um dos pilares do Triângulo da Gestão Pública, uma metodologia criada para levar mais inovação para dentro dos governos.

Se você quer mudar a forma como se faz gestão pública, conheça o curso Gestão Pública Colaborativa que traz cases e experiências reais para te ensinar sobre a nova gestão.

Autor: Colab

Aprenda a digitalizar serviços públicos com nosso curso gratuito exclusivo. Transforme a experiência do cidadão e aumente a eficiência da sua prefeitura.


Inscreva-se!

Colab na Mídia

22.04.2024

Veja como o Colab melhorou a eficiência de alguns municípios

17.04.2024

Veja como o Colab atua na prevenção contra a dengue

16.04.2024

Atendimento multicanal: veja detalhes da parceria entre Colab e Prefeitura de Santo André

10.04.2024

Otimize os dados do seu município e melhore a prestação de serviços

13.03.2024

Indicadores de performance na gestão pública: fatores para levar em consideração

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo

16.05.2024

Saiba qual é o poder do design de serviços na transformação do setor público