Assine nossa
newsletter

A grama do vizinho sempre é mais verde. Será?

30.11.2023
Autor: Colab
governo

Não é novidade que o nosso país precisa de muito investimento e vontade dos governantes para ser referência em inovação e tecnologia para o mundo. Errado é generalizar pensando que nada de bom acontece em nossa pátria amada.

Além disso, o brasileiro muitas vezes figura outros países como melhores e abraça a síndrome do “vira-lata” como se nada aqui funcionasse bem. Já ouvi muitas vezes “Ah! Se fosse nos Estados Unidos, seria diferente”.

Por algum tempo, passei por 7 estados nos Estados Unidos, além de outras coisas, identificando o que eles têm de bom e funcional nos serviços das cidades, e é real que são muito bons em vários serviços e atendem bem as necessidades dos que lá vivem. O serviço de saúde oferecido é de alta qualidade, mas o que a maioria das pessoas não espera saber (normalmente os que carregam a síndrome do vira-lata), é que, em sua maioria, a conta sempre chega para o paciente pagar.

Diferente do serviço de saúde público nos Estados Unidos, o Serviço Único de Saúde (SUS) no Brasil é gratuito não só para os brasileiros, mas para os estrangeiros que precisarem dele enquanto estiverem no Brasil. Basta chegar em qualquer pronto atendimento com um documento de identificação e será atendido sem muita burocracia.

É verdade que há muito o que melhorar na autonomia dos serviços oferecidos pelo SUS, mas em primeira instância quero expor minha gratidão por este que ajudou com que eu nascesse de maneira digna, já que minha mãe não poderia pagar por essa despesa num hospital privado.

Autor: Colab

Descubra como a IA está transformando governos com o Chat GPT


Baixar

Colab na Mídia

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo

21.02.2024

Engajando a população: 6 estratégias para uma gestão pública eficiente