Assine nossa
newsletter

A importância dos rituais organizacionais para a gestão pública

30.11.2023
Autor: Colab
governo

Quantas vezes no último mês você deu clareza sobre o que estava sendo feito na organização para a sua equipe?

É provável que você não se recorde da última vez que explicou para os funcionários como estão os projetos do setor, ou só não tenha visto importância em compartilhar essa informação. Houve o tempo em que o “eu-quipe” era o que dominava dentro das empresas, mas hoje em dia o conceito de equipe é o que mais se valoriza.

Por isso, surge a necessidade de manter a equipe unida e focada em alcançar os resultados desejados. Mas, como isso pode ser trabalhado no dia a dia?

A resposta é simples: com rituais organizacionais.

A importância dos rituais em organizações

A palavra ritual nos lembra dos ritos de passagem realizados em determinadas culturas para comemorar o fechamento de um ciclo.

A visão empresarial transforma esse processo, aproveitando os rituais para sinalizar os fechamentos de ciclos e engajar a equipe.

Engajamento coletivo

É difícil se entusiasmar realizando tarefas que parecem sem sentido, cujos resultados você desconhece. Sentir que seu trabalho não causa diferença gera insatisfação e atrapalha o desempenho profissional.

Para isso é importante trabalhar em rituais de alinhamento, para que a equipe saiba em qual direção cada setor está indo e qual é o resultado esperado. Isso pode acontecer uma vez por mês, por semana, presencialmente ou via e-mail com o envio de newsletters internas.

O importante é que todos saibam o que está acontecendo e como estão colaborando para o resultado final.

Entender o próximo passo

Muitas vezes o planejamento é decidido por poucos e seus detalhes são conhecidos apenas por quem planejou de sua criação.

Transmitir com clareza informações sobre os próximos passos que a organização irá dar é importante para que o colaborador saiba o que vem depois e esteja preparado para isso.

Ajuda entre setores

Já imaginou que a solução que o setor de planejamento precisa pode vir de alguém que não faz parte dele?

Cada servidor traz conhecimentos e experiências diferentes em sua bagagem cultural, isso ajuda a enxergar com novos olhares os problemas enfrentados dentro do órgão público.

Os rituais de alinhamento favorecem o ambiente para que hajam mais trocas de informação entre setores, criando uma rede de apoio dentro da organização já que todos sabem o que cada setor está fazendo.

Todas essas mudanças são possíveis graças ao uso constante de rituais e contribuem para que a organização tenha mais colaboração entre seus funcionários.

Agora que você conhece a importância dos rituais, está na hora de analisar como eles serão implementados no ambiente em que você está. Se a empresa for pequena e tiver poucos funcionários, rituais presenciais com grande frequência (uma vez na semana) pode ser o ideal, mas se ela for grande e com muitos colaboradores, o envio de newsletter pode ser uma mão na roda.

A organização onde você trabalha já realiza rituais? Compartilhe conosco nos comentários e continue de olho no blog para mais conteúdos como esse.

Autor: Colab

Aprenda a digitalizar serviços públicos com nosso curso gratuito exclusivo. Transforme a experiência do cidadão e aumente a eficiência da sua prefeitura.


Inscreva-se!

Colab na Mídia

22.04.2024

Veja como o Colab melhorou a eficiência de alguns municípios

17.04.2024

Veja como o Colab atua na prevenção contra a dengue

16.04.2024

Atendimento multicanal: veja detalhes da parceria entre Colab e Prefeitura de Santo André

10.04.2024

Otimize os dados do seu município e melhore a prestação de serviços

13.03.2024

Indicadores de performance na gestão pública: fatores para levar em consideração

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo

24.06.2024

Gestão colaborativa: transforme a relação entre cidadãos e administração pública

16.05.2024

Saiba qual é o poder do design de serviços na transformação do setor público