Assine nossa
newsletter

A mulher na política

30.11.2023
Autor: Colab
cidadao

Aqui no blog nós já abordamos o movimento do sufrágio feminino e como as mulheres conseguiram se emancipar na política. Mas até hoje, mesmo sendo maioria no eleitorado, elas enfrentam dificuldades para assumir cargos eletivos. 

E é sobre isso que vamos falar neste artigo.

Resquícios do patriarcado

O sistema patriarcal que regia a política até a conquista do voto feminino deixou marcas e ainda reverbera na sociedade atual.  

As mulheres representam 52% do eleitorado brasileiro, contudo o número de candidatas e eleitas é completamente desproporcional a esse dado.

Atualmente elas representam 15% dos parlamentares no Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado) e 14% dos vereadores eleitos nas Câmaras Municipais do Brasil.

Em relação ao Poder Executivo, apenas 12% dos municípios é liderado por mulheres e somente um estado possui uma governadora. 

Além disso, dentre os 38 presidentes empossados no Brasil figura apenas uma mulher, que, inclusive, sofreu um processo de impeachment e não terminou seu segundo mandato. 

Ranking internacional

Em relação à posição do Brasil no ranking internacional de participação da mulher na política, a situação também é bem preocupante. 

Segundo estudo realizado pela Inter-Parliamentary Union acerca da representatividade feminina na Câmara dos Deputados em 192 países, o Brasil se encontra na 152ª posição.

Ainda no quesito de representatividade feminina na Câmara, se compararmos o Brasil a os outros países da América Latina, a surpresa é ainda maior: o país está em 19º lugar entre 20 países que compõem a região, ficando à frente somente do Haiti. Os dados são de uma pesquisa feita pela fundação Women in National Parliaments no ano de 2015.

Em relação a cargos do Executivo ocupados por mulheres, o Brasil ocupa a 161ª posição dentre 186 países, segundo o Projeto Mulheres Inspiradoras. 

Autor: Colab

Descubra como a IA está transformando governos com o Chat GPT


Baixar

Colab na Mídia

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo

21.02.2024

Engajando a população: 6 estratégias para uma gestão pública eficiente