Assine nossa
newsletter

A revolução digital durante a quarentena

30.11.2023
Autor: Colab
governo

Em poucos dias, vimos nossas rotinas mudarem completamente. Lojas e empresas fechadas, aulas suspensas, trabalhar de casa, cuidados de higiene quadruplicados…   

A questão é que, apesar de tudo isso ter mudado, nós não deixamos de ter diversas necessidades, como acesso à saúde, convivência social, educação e alimento. 

Muito pelo contrário, agora mais do que nunca temos anseios de estarmos próximos dos nossos entes queridos, cozinhar e experimentar novos pratos, nos informar e aprender, isso sem contar os eletrônicos e eletrodomésticos que resolveram quebrar bem no meio da quarentena!

Ainda bem que estamos em uma época na qual é possível driblar distâncias, fazer compras, participar de confraternizações e até consultas médicas sem sair de casa: a era digital.

Para isso, as empresas (públicas e privadas) precisaram se adaptar a nossa nova realidade em um tempo recorde. Algo que demoraria meses para acontecer, precisou ser desenvolvido em dias. 

Te conto a seguir sobre alguns casos que mais me chamaram a atenção neste período.

Terceiro Setor

Milhões de crianças, tanto da rede pública quanto da privada, tiveram suas aulas presenciais suspensas por conta da pandemia. Coube às escolas, aos pais e aos professores se reinventarem para que as crianças continuassem aprendendo em casa.

Professores do primário se tornaram professores EAD em dias e passaram a gravar, editar e publicar vídeo-aulas.
Os pais se tornaram monitores de sala de aula, auxiliando as crianças com os conteúdos e revisando tarefas.

Outra ação que também fez muita diferença foi a parceria da Google For Education com a Somos Educação, que permitiu que mais de 70 mil professores ministrassem aulas ao vivo para seus alunos através da plataforma Plurall (que antes só hospedava aulas gravadas). Desde então, foram realizadas cerca de 15 mil aulas online por dia. 

Autor: Colab

Descubra como a IA está transformando governos com o Chat GPT


Baixar

Colab na Mídia

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo

21.02.2024

Engajando a população: 6 estratégias para uma gestão pública eficiente