Assine nossa
newsletter

Accountability: O que é e como fazer?

30.11.2023
Autor: Colab
governo

Houve uma época em que dar satisfação para a população sobre as decisões tomadas não estava na lista de prioridades dos vereadores, prefeitos, ministros e outros atores políticos.

E pior, como a tecnologia não era tão popular quanto nos dias atuais, a população não tinha ferramentas para cobrar explicações.

Ainda bem que esse cenário mudou e muito dessa mudança se dá pela accountability. Você já ouviu falar desse termo?

Neste artigo explicaremos a accountability, o que é e como fazer, além de mostrar como o Colab pode ajudá-la. Prepare papel e caneta e boa leitura!

O que é e como fazer Accountability?

Em tradução direta, a palavra accountability pode ser traduzida como prestação de contas, mas alguns autores e estudiosos da gestão pública defendem que os termos controle, fiscalização, responsabilização, compromisso, proatividade e transparência também podem ser usados para defini-la.

Essa palavra estrangeira pode causar estranheza, mas está muito próxima dos cidadãos e políticos brasileiros desde os anos 1980, quando as tecnologias de informação e comunicação começaram a se popularizar para facilitar o acesso a informações sobre as decisões dos gestores públicos.

Na prática, a accountability acontece quando temos instituições que controlam as decisões tomadas por figuras políticas, como o Tribunal de Contas da União (TCU), Ministério Público (MP) e até a cobrança de cidadãos nas redes sociais.

Autor: Colab

Descubra como a IA está transformando governos com o Chat GPT


Baixar

Colab na Mídia

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo

21.02.2024

Engajando a população: 6 estratégias para uma gestão pública eficiente