Assine nossa
newsletter

Agenda 2030: Conservação e uso sustentável dos oceanos

30.11.2023
Autor: Colab
governo

Cerca de 71% da Terra é coberta por água em estado líquido. Desse número, 97% está nos oceanos que abrigam toda a diversidade dos ecossistemas marinhos.

Além de ser o lar de muitas espécies de seres vivos, os mares e oceanos também ajudam os navios que transportam cargas, oferecem momentos relaxantes de lazer aos banhistas nas praias, contribuem com a manutenção do equilíbrio térmico do mundo e fornecem alimentos.

Porém, segundo o estudo publicado no Boletim de Poluição Marinha, mesmo com todas as qualidades e impacto que os mares e oceanos tem em nossas vidas, eles sofrem constantemente com a poluição por plástico que custa US$2,5 trilhões por ano ao mundo.

Por saber da importância que os mares e oceanos têm para o mundo, um dos ODS que a Agenda 2030 traz é o Objetivo 14: conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

Neste artigo vamos falar desse ODS e te mostrar porque é tão importante cuidar dos oceanos. Vamos lá!

 Por que devemos conservar os oceanos?

De acordo com o pesquisador José Luiz Azevedo, coordenador do curso de Oceanologia da Universidade federal do Rio Grande (FURG), em entrevista para o portal Terra:

“Está muito claro que os oceanos têm uma grande importância ecológica, econômica, política e sociocultural. Os oceanos são um ponto crítico até para a sobrevivência da espécie humana e de todos os seres vivos no nosso planeta. Os oceanos são fundamentais. Eles regulam o clima, nos proporcionam alimentação. E grande parte da população mundial vive na zona costeira. As grandes cidades do mundo estão todas na costa, em contato direto com o oceano.”

Vamos a dois exemplos que mostram bem como os mares e oceanos estão sofrendo com o impacto da poluição:

Autor: Colab

Descubra como a IA está transformando governos com o Chat GPT


Baixar

Colab na Mídia

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo

21.02.2024

Engajando a população: 6 estratégias para uma gestão pública eficiente