Assine nossa
newsletter

Ajude a sua saúde e a sua cidade ao mesmo tempo!

30.11.2023
Autor: Colab
cidadao

Um dos maiores problemas pelos quais as grandes cidades passam atualmente é o caos no trânsito, que se desdobra em outras questões, como os engarrafamentos e a perda de tempo nos trajetos, a deficiência do transporte público, a poluição sonora e do ar, o sedentarismo, o caos na quantidade de carros nas vias e o individualismo. Muitas pessoas e grupos organizados têm pensado nessas questões e proposto soluções para esses problemas, que passam por escolhas individuais que buscam dar o exemplo e reverberar no conjunto da sociedade.

Além da reivindicação por melhores condições para o transporte público e as caronas solidárias entre as pessoas, a bicicleta tem surgido como uma alternativa à lógica do automóvel, sendo capaz de trazer benefícios tanto individuais como coletivos.

Quer saber mais sobre essa alternativa que ajuda a sua saúde e a sua cidade ao mesmo tempo? Acompanhe conosco!

Tempo de trajeto

As pessoas que optaram pelo uso da bike em seus trajetos diários da casa para o trabalho ou para o local de estudos, relatam que o tempo do trajeto é indiscutivelmente menor, pois enquanto os carros estão parados nos habituais engarrafamentos, a bicicleta consegue se desvencilhar do imobilismo e chegar mais rápido ao seu destino. Enquanto o trajeto de carro em uma curta distância pode durar cerca de 30 minutos, com a bicicleta ele pode ser realizado em até 15 minutos.

Superando o sedentarismo

Se você reclama que não tem tempo para exercícios físicos, que tal substituir o carro pela bicicleta e aproveitar o tempo do seu trajeto diário para se exercitar? Além de ajudar a cidade com um carro a menos no trânsito — o que significa mais espaço e menos poluição —, você também estará ajudando sua saúde, tanto física quanto mental. A bicicleta é um exercício que não causa impacto nas articulações, queima calorias, promove o tônus muscular das pernas e glúteos e aumenta a capacidade cardiorrespiratória.

Além disso, como todo exercício físico, sua prática também ajuda a liberar endorfina, o hormônio responsável pela sensação de prazer e bem estar.

Foto de um homem andando de bicleta com uma estrutura de bambu que simula um carro para mostrar que a bicicleta ocupa menos espaço que um veículo nas ruas.

Superando o egoísmo

Os números são ótimos aliados para nos ajudarem a visualizar o tamanho dos problemas e das soluções, e nos mostram o espaço ocupado por carros e bicicletas nas vias públicas. Veja:

  • 72 bicicletas transportam 72 pessoas e ocupam um espaço de 90m².
  • Tendo em vista que 1,2 é a média de pessoas por carro, 60 carros transportam 72 pessoas, ocupando um espaço 1000m² (= 1 km²!).

Como você pode ver, o espaço ocupado pelos carros é 10x maior que o ocupado pelas bicicletas, tornando-os os principais responsáveis pelo caos nas grandes cidades.

Optar pelo transporte público ou pelo transporte alternativo, como bicicletas e skates também é uma solução individual diretamente responsável pela melhora do trânsito, pois mais uma bicicleta nas ruas significa um carro a menos! Essa decisão implica em superar o egoísmo de dirigir um carro solitariamente e em perceber que a cidade é para todos!

E então, você está pronto para ajudar a sua saúde e a sua cidade optando pelo transporte não motorizado? Se você já fez essa opção, conte pra gente sua experiência! Se ainda não fez e tem dúvidas, escreva pra gente também!

Autor: Colab

Aprenda a digitalizar serviços públicos com nosso curso gratuito exclusivo. Transforme a experiência do cidadão e aumente a eficiência da sua prefeitura.


Inscreva-se!

Colab na Mídia

25.09.2024

Teleconsulta: Como o Colab está facilitando o acesso à saúde para todos

24.09.2024

Workflow Builder: Ferramenta de impacto na digitização de serviços públicos

24.09.2024

Orçamento Participativo Digital: Ferramentas de impacto e participação social

23.09.2024

Como as redes sociais influenciam a formação de opinião nas eleições

18.09.2024

A Evolução da Participação Cidadã: Da Ágora Grega às Praças Digitais

22.08.2024

A força da juventude na política