Assine nossa
newsletter

Análise do índice de Governança Participativa 2022

30.11.2023
Autor: Colab
governo

Democratizar os projetos governamentais faz parte de engajar a população civil para um sistema público fortalecido, onde eles integram a tomada de decisões coletivas, além de promover aos cidadãos uma maior consciência política e a cultura de participação, já que as principais pautas públicas retornam para a própria parcela impactada que participa do andamento do projeto em questão. 

Já discorremos sobre esse assunto com a Priscila Borges em seu artigo Boas práticas de participação social na Gestão Pública, onde são destacados projetos e desafios a serem enfrentados sobre o assunto. 

“Pensar em um sistema híbrido que una as formas tradicionais de participação com as diversas plataformas inovadoras que têm sido criadas — o Colab é um excelente exemplo — é fundamental para avançar nesse tema” comenta a cientista política.

No relatório acima, divulgado recentemente pelo portal Apolitical, os resultados apontam para um rumo muito promissor quando o assunto é gestão participativa. Vale destacar na íntegra quais são os principais interesses do relatório:

  • Equidade, transparência e comunicação são considerados pelo IGP como os três componentes centrais de um sistema eficaz de engajamento; 
  • Facilitar a participação do público na tomada de decisão através de acesso a informação oferecida pelo governo, com opções tecnológicas como sites, aplicativos ou vídeos;
  • Para se ter um sistema de engajamento saudável é preciso ter uma equipe cívica dedicada ou um departamento específico para que o engajamento aconteça.

A iniciativa é apoiada pela Fundação Robert Wood Johnson, que mostra através do programa Democracias Mais Saudáveis formas de aumentar o engajamento de projetos governamentais participativos dos Estados Unidos, mas que pode facilmente ser adaptado para a prática no Brasil. 

Autor: Colab

Aprenda a digitalizar serviços públicos com nosso curso gratuito exclusivo. Transforme a experiência do cidadão e aumente a eficiência da sua prefeitura.


Inscreva-se!

Colab na Mídia

15.07.2024

Conheça os 5 princípios da administração pública

27.06.2024

Coleta de lixo urbano: como otimizar essa demanda?

24.06.2024

Gestão colaborativa: transforme a relação entre cidadãos e administração pública

22.04.2024

Veja como o Colab melhorou a eficiência de alguns municípios

17.04.2024

Veja como o Colab atua na prevenção contra a dengue

16.04.2024

Atendimento multicanal: veja detalhes da parceria entre Colab e Prefeitura de Santo André

10.04.2024

Otimize os dados do seu município e melhore a prestação de serviços

13.03.2024

Indicadores de performance na gestão pública: fatores para levar em consideração

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo