Assine nossa
newsletter

Antirracismo: como aplicar a teoria na prática?

30.11.2023
Autor: Colab
governo

De acordo com Djamila Ribeiro, ganhadora do prêmio Jabuti – Ciências Humanas, e autora do livro Pequeno Manual Antirracista

A ausência ou a baixa incidência de pessoas negras em espaços de poder não costuma causar incômodo ou surpresa em pessoas brancas”.

Essa frase é o início de uma longa conscientização sobre o tema antirracismo e um combustível para gerar a transformação dentro da esfera pública.

O Brasil tem a maior nação negra fora da África, dado que deveria ser “gatilho” para pessoas brancas se chocarem com a realidade atual. Djamila destaca em sua publicação que as pessoas brancas deveriam refletir sobre os privilégios que acompanham sua cor. 

“Isso é importante para que privilégios não sejam naturalizados ou considerados apenas esforço próprio. […] Ainda que uma pessoa branca tenha atributos morais positivos — por exemplo, que seja gentil com pessoas negras —, ela não só se beneficia da estrutura racista como, muitas vezes, mesmo sem perceber, compactua com a violência racial”.

A luta racial não é uma característica somente dos brasileiros, trata-se de um cenário mundial. Pensando nisso, a Equipe de Insights Comportamentais (Behavioural Insights Team), também conhecida como A Unidade Nudge, foi fundada em 2010 com o propósito de desenvolver soluções sustentáveis para desafios políticos, utilizando uma abordagem de insights comportamentais no enfrentamento dos principais problemas políticos com o uso de testes de implementação. 

O trio de colaboradores formado por Sebastian Salomon-Ballada, Michelle Krieger e Lila Tublin, trabalha para melhorar a vida das pessoas e das comunidades, criando parcerias com todos os níveis de governo, organizações internacionais e organizações da sociedade civil. 

Em artigo divulgado recentemente pelo Apolitical, eles abordam práticas e ideias baseadas em evidências que podem auxiliar gestores públicos a promoverem o antirracismo. 

Autor: Colab

Aprenda a digitalizar serviços públicos com nosso curso gratuito exclusivo. Transforme a experiência do cidadão e aumente a eficiência da sua prefeitura.


Inscreva-se!

Colab na Mídia

22.04.2024

Veja como o Colab melhorou a eficiência de alguns municípios

17.04.2024

Veja como o Colab atua na prevenção contra a dengue

16.04.2024

Atendimento multicanal: veja detalhes da parceria entre Colab e Prefeitura de Santo André

10.04.2024

Otimize os dados do seu município e melhore a prestação de serviços

13.03.2024

Indicadores de performance na gestão pública: fatores para levar em consideração

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo

24.06.2024

Gestão colaborativa: transforme a relação entre cidadãos e administração pública

16.05.2024

Saiba qual é o poder do design de serviços na transformação do setor público