Você sabe tudo sobre atendimento no setor público? E sobre engajamento cidadão?
Agora reflita: o quanto desse conhecimento você atualizou nos últimos anos?
Pode parecer uma conversa repetitiva, mas nos últimos anos a tecnologia se popularizou tanto e passou por tantas mudanças que alteraram a nossa sociedade como um todo, incluindo a área de relacionamento entre prefeitura e cidadão.
Por que devemos estudar atendimento e engajamento?
Mesmo que o poder público esteja presente nas calçadas da cidade, nos meios de transporte que usamos diariamente, nas escolas onde nossos filhos estudam e em tantos outros lugares, a realidade para muitas prefeituras é estar distante do cidadão.
O que a população vê são os buracos na rua que ninguém arruma, as lixeiras quebradas dentro de pontos de ônibus e móveis em condições precárias nas salas de aula que ninguém vem arrumar.
Por isso, é importante que todo o processo pelo qual o cidadão passa para levar sua demanda até a prefeitura seja pensado para que seja simples, de fácil acesso e compreensível para todos.
Quando falamos que precisamos de linguagem mais simples no setor público e que a tecnologia é um meio para governos inovarem, estamos falando sobre isso e sobre como a gestão pública colaborativa pode ajudar nessa missão.
Pensando nisso, a equipe do Colab desenvolveu conteúdos focados em atendimento e engajamento da população com o setor público, cheios de dicas e casos reais de prefeituras brasileiras para inspirar a sua gestão.
São eles:
9 Dicas para atendimento na gestão pública
Que o cidadão é um cliente da prefeitura, todos nós já sabemos, mas você já reparou que ele também é um usuário dos serviços públicos?
Pensando nisso, separamos 9 dicas para atendimento na gestão pública para você, servidor público, fazer a diferença! Clique aqui.
Por que é difícil engajar a população?
Como engajar a população que desacredita no setor público?
Com essa dúvida em mente, pesquisamos alguns dos motivos que desmotivam a população e separamos casos reais de prefeituras que conseguiram superá-los e reverter a situação para te inspirar. Clique aqui.
Manual de boas práticas de atendimento do setor público
Muitas prefeituras estão mudando a maneira como atendem os cidadãos e estão alcançando bons resultados com estratégias simples que podem ser replicadas em seu município.
Conversamos com os gestores que trabalham nesses projetos e separamos os principais insights que compartilharam conosco para construir o Manual de Boas Práticas de Atendimento do Setor Público. Clique aqui.
Com esses materiais, você poderá conferir como o atendimento está sendo usado para aumentar o engajamento da população com o poder público em todo o país.
Você está preparado(a) para superar esse desafio na sua cidade?
O que achou do conteúdo? Encontre mais materiais inéditos para gestores no blog do Colab e lembre-se: a transformação começa por você! Caso queira, comece com estas sugestões:
- 10 anos de inovação: a trajetória do Colab até aqui: O Colab comemora 10 anos de inovação na construção de governos mais transparentes e colaborativos através do uso de soluções tecnológicas. Leia mais!
- Colab é destaque no 1° CSC Govtech: Veja como o Colab se destacou no 1° CSC Govtech, discutindo a multicanalidade na prestação de serviços públicos e participação digital na criação de políticas públicas. Leia mais!
- Conheça todos os e-books do Colab: São diversas publicações digitais disponíveis para baixar gratuitamente com conteúdos indispensáveis e criativos para a formação – e execução – de gestores públicos. Leia mais!