Assine nossa
newsletter

Atendimento e engajamento: Como aproximar o cidadão e o poder público?

30.11.2023
Autor: Colab
governo

Você sabe tudo sobre atendimento no setor público? E sobre engajamento cidadão?

Agora reflita: o quanto desse conhecimento você atualizou nos últimos anos?

Pode parecer uma conversa repetitiva, mas nos últimos anos a tecnologia se popularizou tanto e passou por tantas mudanças que alteraram a nossa sociedade como um todo, incluindo a área de relacionamento entre prefeitura e cidadão.

Por que devemos estudar atendimento e engajamento?

Mesmo que o poder público esteja presente nas calçadas da cidade, nos meios de transporte que usamos diariamente, nas escolas onde nossos filhos estudam e em tantos outros lugares, a realidade para muitas prefeituras é estar distante do cidadão.

O que a população vê são os buracos na rua que ninguém arruma, as lixeiras quebradas dentro de pontos de ônibus e móveis em condições precárias nas salas de aula que ninguém vem arrumar.

Por isso, é importante que todo o processo pelo qual o cidadão passa para levar sua demanda até a prefeitura seja pensado para que seja simples, de fácil acesso e compreensível para todos.

Quando falamos que precisamos de linguagem mais simples no setor público e que a tecnologia é um meio para governos inovarem, estamos falando sobre isso e sobre como a gestão pública colaborativa pode ajudar nessa missão.

Pensando nisso, a equipe do Colab desenvolveu conteúdos focados em atendimento e engajamento da população com o setor público, cheios de dicas e casos reais de prefeituras brasileiras para inspirar a sua gestão.

São eles:

9 Dicas para atendimento na gestão pública

Que o cidadão é um cliente da prefeitura, todos nós já sabemos, mas você já reparou que ele também é um usuário dos serviços públicos?

Pensando nisso, separamos 9 dicas para atendimento na gestão pública para você, servidor público, fazer a diferença! Clique aqui.

Por que é difícil engajar a população?

Como engajar a população que desacredita no setor público?

Com essa dúvida em mente, pesquisamos alguns dos motivos que desmotivam a população e separamos casos reais de prefeituras que conseguiram superá-los e reverter a situação para te inspirar. Clique aqui.

Manual de boas práticas de atendimento do setor público

Muitas prefeituras estão mudando a maneira como atendem os cidadãos e estão alcançando bons resultados com estratégias simples que podem ser replicadas em seu município.

Conversamos com os gestores que trabalham nesses projetos e separamos os principais insights que compartilharam conosco para construir o Manual de Boas Práticas de Atendimento do Setor Público. Clique aqui.

Com esses materiais, você poderá conferir como o atendimento está sendo usado para aumentar o engajamento da população com o poder público em todo o país.

Você está preparado(a) para superar esse desafio na sua cidade?

O que achou do conteúdo? Encontre mais materiais inéditos para gestores no blog do Colab e lembre-se: a transformação começa por você! Caso queira, comece com estas sugestões:

  • 10 anos de inovação: a trajetória do Colab até aqui: O Colab comemora 10 anos de inovação na construção de governos mais transparentes e colaborativos através do uso de soluções tecnológicas. Leia mais!
  • Colab é destaque no 1° CSC Govtech: Veja como o Colab se destacou no 1° CSC Govtech, discutindo a multicanalidade na prestação de serviços públicos e participação digital na criação de políticas públicas. Leia mais!
  • Conheça todos os e-books do Colab: São diversas publicações digitais disponíveis para baixar gratuitamente com conteúdos indispensáveis e criativos para a formação – e execução – de gestores públicos. Leia mais!

Autor: Colab

Aprenda a digitalizar serviços públicos com nosso curso gratuito exclusivo. Transforme a experiência do cidadão e aumente a eficiência da sua prefeitura.


Inscreva-se!

Colab na Mídia

15.07.2024

Conheça os 5 princípios da administração pública

27.06.2024

Coleta de lixo urbano: como otimizar essa demanda?

24.06.2024

Gestão colaborativa: transforme a relação entre cidadãos e administração pública

22.04.2024

Veja como o Colab melhorou a eficiência de alguns municípios

17.04.2024

Veja como o Colab atua na prevenção contra a dengue

16.04.2024

Atendimento multicanal: veja detalhes da parceria entre Colab e Prefeitura de Santo André

10.04.2024

Otimize os dados do seu município e melhore a prestação de serviços

13.03.2024

Indicadores de performance na gestão pública: fatores para levar em consideração

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo