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Atendimento multicanal: veja detalhes da parceria entre Colab e Prefeitura de Santo André

16.04.2024
Autor: Colab
cidadao

Uma das principais missões do Colab é aproximar os cidadãos da gestão pública, simplificando o acesso a serviços de qualidade. Um exemplo disso é o lançamento que ocorreu no dia 09 de abril, quando o Colab, em parceria com a Prefeitura de Santo André, apresentou o novo portal de serviços. 

A partir de agora, o município disponibiliza a primeira plataforma multicanal de digitalização de quase 500 serviços, processos internos e comunicação em mão dupla entre governo e moradores. Continue a leitura e saiba mais sobre essa solução!

O que você precisa saber sobre o Portal de Serviços do Colab?

Agora, é possível centralizar todos os serviços da prefeitura em uma única página web disponível para a população diretamente pelo Colab. O Portal de Serviços foi desenvolvido pelo Colab para promover a eficiência e a acessibilidade a uma variedade de serviços sem a necessidade de baixar aplicativos adicionais.

Esse novo canal, adiciona ainda mais robustez a multicanalidade oferecida pelo Colab e gera maior valor ao criador de serviços, funcionalidade que permite a digitalização de processos e serviços em poucos minutos.

 

O que vai mudar para os moradores de Santo André?

A cidade de Santo André já usa o Colab há cinco anos, com o aplicativo de zeladoria municipal. Nesse tempo, o órgão já teve 45.984 usuários ativos que realizaram um total de 121.129 demandas, sendo que 92% foram resolvidas e 8% estão em andamento.

O Portal de Serviços coloca a cidade em outro patamar de inovação, agilizando a abertura de requisições, dando controle aos gestores públicos sobre a eficiência dos processos, e, principalmente, levando a prefeitura onde o cidadão estiver. 

A partir do lançamento, os moradores de Santo André têm à disposição um Portal de Serviços online, um superaplicativo e um canal no WhatsApp para resolver uma ampla gama de necessidades, desde a matrícula na creche até a emissão do cartão de estacionamento para idosos. 

Através do Colab, a prefeitura também digitaliza os processos internos dos servidores e permite a realização de consultas públicas – a primeira será sobre a oferta de serviços pelo WhatsApp, ou seja, os moradores podem indicar quais serviços devem receber prioridade no canal de atendimento.

 

Novo Portal de Serviços

 

Quem não está acostumado com a tecnologia terá acesso a novidades

Além do Portal na internet e do aplicativo, totens de autoatendimento serão distribuídos em locais estratégicos no segundo semestre de 2024. A prefeitura também vai manter o atendimento presencial, para garantir acesso também às pessoas que não têm tanta intimidade com a tecnologia. 

Além de textos, será permitido abrir solicitações com fotos, vídeos ou áudios. Vale destacar que todos os canais mencionados estarão devidamente integrados com a plataforma Colab. Com a unificação de todos os serviços em uma única plataforma, a meta é dobrar o número de usuários até dezembro deste ano, alcançando 100 mil usuários ativos. 

 

Atendimento multicanal: a oportunidade de acelerar a transformação digital também dentro das repartições

Para Pedro Seno, Secretário de Inovação e Administração de Santo André, a nova plataforma acelera a transformação digital também dentro das repartições:

“Com a digitalização dos processos internos passamos a adotar a metodologia kanban, largamente usada em startups, que mostra visualmente os passos de uma solicitação até a sua solução, indicando ao gestor em que etapa está cada pedido e quem é o responsável por ela.”, explica.

Na semana passada, a secretaria reuniu cerca de 200 servidores para explicar o novo desenho junto com o Colab, que oferece cursos sobre o uso da ferramenta. Segundo Seno a metodologia reduz o envio de papéis de uma área para a outra, melhora as relações de trabalho e aumenta a eficiência na tramitação dos processos. 

 

O Colab é sinônimo de bons resultados aos governos e à população

O trabalho do Colab com dezenas de prefeituras e alguns governos estaduais se traduz em números robustos:

+20 milhões de pessoas impactadas no Brasil;

+1 milhão de usuários;

+10 mil servidores públicos utilizam a plataforma diariamente;

+50 funcionários atualmente. 

 

Durante a jornada, o Colab acumula prêmios de grande relevância internacional:

  • 2015: eleito no World Summit Awards, em Abu Dhabi, como uma das cinco melhores soluções móveis para governo do mundo.
  • 2016: o Demand Solutions, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), escolheu o Colab como o “Melhor Negócio Social”.
  • 2017: o Unreasonable Group e o Departamento de Estado dos Estados Unidos classificaram o Colab como uma das 16 melhores empresas do mundo a implementar os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. 
  • 2020: a Tracxn qualificou a startup como “promissora e com grandes chances de virar unicórnio nos próximos anos”.
  • Entre outros tantos reconhecimentos.

Conte com mais essa solução a favor da sua gestão! Entre em contato! 

 

Autor: Colab

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