Assine nossa
newsletter

Atitudes individuais que ajudam a combater o desmatamento na Amazônia

30.11.2023
Autor: Colab
cidadao

O desmatamento na Amazônia é um problema que afeta o mundo todo, já que o bioma é o maior do Brasil, abriga a maior biodiversidade do mundo, detém quase 20% de toda água doce do planeta e é responsável pela regulação do clima nos países vizinhos e no nosso próprio país. 

Presume-se que da década de 70 para cá, uma área equivalente ao tamanho da França foi desmatada na Amazônia, o que com certeza potencializou o super aquecimento da Terra. Os grandes responsáveis pelo desmatamento ilegal são empresários, garimpeiros, fazendeiros, traficantes de espécies nativas. E isso tudo acontece porque existem pessoas consumindo, conscientemente ou não, produtos que são frutos dessas ações ilegais, portanto, cada indivíduo pode e deve contribuir para combater esse  problema. 

Existem várias atitudes individuais que podem ser tomadas para ajudar a combater o desmatamento e os crimes ambientais. Neste artigo, listamos dez delas que podem ser feitas por qualquer pessoa, dá só uma olhada:

  1. Consuma alimentos produzidos de forma sustentável: É importante escolher opções que sejam produzidas sem prejudicar o meio ambiente. Verifique as embalagens dos alimentos e procure informações sobre o processo de produção dos mesmos.
  2. Reduza o consumo de carne: A produção de carne é um dos principais fatores que contribuem para o desmatamento, já que árvores são derrubadas para dar mais espaço ao gado.Por isso reduzir o consumo de carne, nem que seja por um dia (vide segunda sem carne), pode ajudar a diminuir a pressão sobre as florestas.
  3. Plante árvores: Plante árvores em seu jardim ou em locais públicos, como praças, canteiros e parques, para ajudar a aumentar a cobertura florestal, tornar o ar mais puro e fornecer abrigo para a fauna local.
  4. Compre produtos reciclados: Compre produtos feitos com materiais reciclados e incentive a economia circular. 
  5. Economize água: Apesar de 70% do planeta ser coberto por água, apenas 3% dela é própria para o consumo de 8 bilhões de humanos, plantas e animais. Esse recurso é fundamental pra vida na Terra, por isso use-o de forma consciente, tomando medidas para economizar água em casa e no trabalho.
  6. Compre apenas móveis e produtos com certificado de madeira legal: Verifique sempre as certificações e origens dos produtos de madeira antes de comprá-los. Se estiver com um valor muito abaixo do normal e não houver certificação, denuncie.
  7. Apoie iniciativas de preservação ambiental: Apoie iniciativas de preservação da floresta, como a criação de áreas de conservação, proteção da flora e da fauna e programas de reflorestamento.
  8. Utilize fontes de energia renovável: Investir no uso de “energia verde”, como a solar  e a eólica, além de ser bom para o seu bolso, não prejudica o meio ambiente. Apesar da energia hidrelétrica ser produzida pela força da água, construir usinas significa desocupar e alagar grandes áreas que antes eram ocupadas por espécies nativas.
  9. Recicle o lixo: Ajude a reduzir a quantidade de resíduos que vão para os aterros sanitários, separando o lixo reciclável do orgânico e ajudando as pessoas que trabalham na triagem e reciclagem de materiais. 
  10. Participe de campanhas de conscientização: Participe de campanhas de conscientização sobre a importância da preservação da floresta e incentive outras pessoas a tomarem medidas para combater o desmatamento.

Em resumo, as atitudes individuais são fundamentais para combater o desmatamento. Ao tomar medidas como consumir alimentos produzidos de forma sustentável, reduzir o consumo de carne, plantar árvores, comprar produtos reciclados, economizar água, não comprar madeira ilegal, apoiar iniciativas de preservação da floresta, utilizar fontes de energia renovável, reciclar o lixo e participar de campanhas de conscientização, cada indivíduo pode contribuir para preservar a Amazônia e garantir um futuro melhor e sustentável para todos.

E aí, gostou desse conteúdo? Abaixo, separei uma lista com outros 3 artigos que podem ser do seu interesse. Confira! 

  • Dia Mundial do Habitat: Como cuidamos de nossas cidades: Você já ouviu falar sobre o Dia Mundial do Habitat? Há décadas essa data é comemorada no mundo todo. Neste artigo falaremos um pouco sobre como começou. Leia mais!
  • Energias renováveis: soluções para um futuro verde: Conheça 5 tipos de energias renováveis e descubra como adotá-las para salvar o planeta e gerar empregos verdes. Leia mais!  
  • Mudanças climáticas: quais são os impactos e como preveni-los: Descubra quais são os impactos gerados pelas mudanças climáticas e como o sistema de transparência de dados é capaz de auxiliar na criação de uma sociedade mais resiliente à elas. Leia mais!

Autor: Colab

Descubra como a IA está transformando governos com o Chat GPT


Baixar

Colab na Mídia

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo

21.02.2024

Engajando a população: 6 estratégias para uma gestão pública eficiente