Assine nossa
newsletter

Boas práticas para a Gestão Pública

30.11.2023
Autor: Colab
governo

Boas práticas são técnicas reconhecidas como as melhores e mais eficientes para realizar certas ações, elas estão presentes em qualquer ramo profissional e a gestão pública não é exceção.

Pensando nisso, separamos algumas sugestões de boas práticas que já são usadas pelo setor privado que podem contribuir para a gestão de entidades públicas

Organização de Funcionários

Como evitar o acúmulo de tarefas ou a subutilização dos servidores?

A organização de funcionários serve para isso, trazendo esquemas para a distribuição correta das tarefas entre os servidores e otimizando o trabalho da equipe.

Análise de Riscos

Também conhecida como gestão de riscos é, de maneira sucinta, estar preparado(a) para o pior cenário possível dentro do limite de riscos aceitável.

Por exemplo, imagine que a prefeitura está organizando um evento com shows para os cidadãos, mas bem no dia começa uma chuva torrencial. Existe algum plano B para isso?

Ou pior, o número de participantes do evento supera as expectativas e cria demanda por mais policiamento e presença de ambulâncias na região. Se isso acontecer, o que deverá ser feito?

Esses são dois exemplos simples, mas a análise de riscos pode ser aplicada em orçamentos públicos, implementação de políticas públicas, mudanças de funcionários etc.

Autor: Colab

Descubra como a IA está transformando governos com o Chat GPT


Baixar

Colab na Mídia

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo

21.02.2024

Engajando a população: 6 estratégias para uma gestão pública eficiente