Se você está ligadinho nos conteúdos aqui do blog, acompanhou o nosso artigo sobre o Orçamento Participativo de Porto Alegre. O projeto deu tão certo, que nossos vizinhos argentinos resolveram replicá-lo na capital do país, Buenos Aires. E nós vamos te contar tudo sobre ele neste artigo 🙂
A cidade de Buenos Aires escolhe
Desde o ano de 2017, Buenos Aires (Argentina) tem realizado uma consulta pública sobre Orçamento Participativo (OP).
O BA elige (BA escolhe, em tradução livre), segundo a própria Prefeitura de Buenos Aires, trata-se de uma “evolução da participação cidadã, para que através de diferentes etapas, todos proponham e elejam ideias que ajudem a melhorar os bairros, as comunas e a cidade de Buenos Aires”.
Não existe uma idade mínima, nem é necessário ser argentino para participar, basta somente que as pessoas sejam residentes na cidade de Buenos Aires e se inscrevam na plataforma do OP.
Depois elas podem criar propostas colaborativas, fazer suas próprias sugestões, aprimorar as já apresentadas ou apoiá-las.
Como funciona
A população da capital argentina se mobilizou nos últimos anos escrevendo milhares de propostas para a cidade como um todo e para suas próprias comunas, que são espécies de distritos.
Cada comuna possui um orçamento específico a ser gasto em prol da comunidade, que é proporcional ao número de pessoas que vivem no local e inversamente proporcional à renda per capita da população residente, fazendo assim com que as áreas mais carentes recebam mais investimentos e recursos por parte do governo.
O processo democrático funciona da seguinte forma:
- os cidadãos devem enviar suas sugestões à prefeitura dentro de um determinado período;
- após analisar todas as sugestões, o município seleciona os melhores projetos e os coloca em votação para que a população decida quais devem ser prioridade da administração pública no próximo ano.