Você considera a burocracia uma barreira para o setor público? E o que pensa sobre os burocratas que a seguem e defendem sem questionar?
É comum encontrarmos a palavra “burocracia” associada a algo ruim como, no exemplo mais comum, a demora para abrir uma empresa no nosso país.
Segundo o Doing Business 2017, do Banco Mundial, enquanto na Argentina o processo de abertura de uma empresa dura cerca de 25 dias, o Brasil é o país campeão da burocracia: aqui o processo pode levar até 72 dias.
Entre dezenas de documentos, formulários online e no papel e muitas idas e vindas para organizações públicas surge a questão: os burocratas e a burocracia são guardiões ou barreiras para os interesses da população?
É isso que vamos tentar entender nesse artigo. Boa leitura!
Burocratas e burocracia: O que são?
O dicionário define “burocracia” como sistema de execução de atividades que se pautam em regulamentos fixos, rotina e hierarquia com linhas de autoridade/responsabilidade bem definidas. Já “burocrata” como pessoa que exerce uma função agarrada à rotina com excesso de formalidade e burocracia.
Organizações do setor público são referências no assunto burocracia, pois possuem regras para que possam funcionar corretamente.
A burocracia costuma ser inflexível e por isso sofre muitas críticas dizendo que é um modelo ultrapassado e pouco eficiente. Usando a frase do economista francês Jean-Claude Maria Vicent, a burocracia é:
“A administração pública por meio de funcionários sujeitos a uma rotina inflexível.”