Assine nossa
newsletter

Cartão de Estacionamento para Idosos e PCD em São Gonçalo

30.11.2023
Autor: Colab
cidadao

Se você é um morador de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, e se enquadra nos critérios estabelecidos, agora pode solicitar o Cartão de Estacionamento para Idosos ou Pessoas com Deficiência (PCD) de forma simples e conveniente, diretamente pelo aplicativo Colab. Abaixo, iremos explorar o que é essa credencial, quem pode solicitar, por que ela é importante e como obtê-la.

O que é o Cartão de Estacionamento para Idosos e PCD?

O Cartão de Estacionamento para Idosos e PCD é uma autorização especial para veículos conduzidos por pessoas idosas ou com deficiência e, também, pessoas que as transportem para poder estacionar.

O documento está diretamente vinculado ao idoso ou à pessoa com deficiência e garante acesso a vagas de estacionamento reservadas e devidamente demarcadas com as expressões “idosas” ou “símbolo internacional de acesso”.

Importante: Apesar da credencial ser concedida pela Prefeitura de São Gonçalo, o cartão é válido em todo o território nacional.

Quem pode solicitar o Cartão de Estacionamento para Idosos e PCD?

Podem solicitar o Cartão de Estacionamento para Idosos e PCD, as pessoas que atendam aos seguintes critérios:

  • Idade igual ou superior a 60 anos (no caso de idosos).
  • Pessoa com deficiência que resida no município de São Gonçalo.

Os documentos necessários para a solicitação incluem:

  • Documento de identidade oficial com foto e assinatura.
  • Comprovante de residência em nome do requerente, cônjuge ou terceiro (com até 6 meses de emissão).
  • No caso de representante legal, é necessário apresentar documento de identidade com foto e documento que comprove a representação legal.
  • Atestado médico devidamente preenchido, no caso dos cartões para PCD.

Por que solicitar o Cartão de Estacionamento para Idosos e PCD?

Solicitar o Cartão de Estacionamento é de grande importância, pois oferece diversas vantagens, tais como:

  • Acesso preferencial a vagas de estacionamento reservadas.
  • Facilidade de locomoção para pessoas idosas ou com mobilidade reduzida.
  • Contribuição para a inclusão e acessibilidade no trânsito e nas áreas urbanas.

Como solicitar o Cartão de Estacionamento para Idosos e PCD?

Agora que você sabe por que é importante ter esse cartão, vamos detalhar como solicitá-lo por meio do aplicativo Colab. Siga o passo-a-passo abaixo:

1. Baixe o aplicativo Colab (disponível para Android e iOS)

2. Na área de serviços, selecione a opção “Cartão Estacionamento: 60+” ou “Cartão Estacionamento: PCD”.

3. Preencha as informações solicitadas (nome, CPF, data de nascimento, telefone e e-mail).

4. Anexe os documentos necessários (documento de identidade, comprovante de residência e, no caso de PCD, o atestado médico).

5. Confirme as informações e finalize.

A Secretaria Municipal de Transportes de São Gonçalo analisará a solicitação e, se o cidadão for elegível, enviará a credencial de estacionamento por e-mail. O app Colab notificará sobre a atualização do pedido. 

Orientações para impressão do cartão:

Após receber a credencial por e-mail, é necessário imprimir o cartão obrigatoriamente no tamanho A4 e colorido. Se preferir, pode dobrá-lo ao meio e plastificá-lo. O cartão deve ser posicionado no retrovisor do veículo, com a parte da frente visível, para que os fiscais possam verificar sua autenticidade.

Observações importantes:

  • Em caso de não utilização da credencial em vagas apropriadas ou em caso de fraude, uma multa poderá ser aplicada, e o cartão poderá ser retido.
  • Lembre-se de verificar a data de vencimento do cartão, que está especificada no documento.
  • O cartão é vinculado à pessoa e não ao veículo. Portanto, a pessoa idosa ou com deficiência deverá estar presente no veículo para utilizá-lo.

Além de solicitar a credencial de estacionamento pelo aplicativo, o são-gonçalense também pode realizar solicitações de Zeladoria Urbana, participar de Consultas Públicas, agendar serviços (Inscrição no Programa “Minha Casa, Minha Vida” e a Pré-Castração de Cães e Gatos), assim como emitir documentos (Carteirinha para Pessoas Autistas ou com Síndrome de Down).

E aí, gostou de saber como o Colab está transformando a vida dos cidadãos em São Gonçalo? Então continue no blog do Colab e confira mais conteúdos inéditos para cidades e governos: 

  • Colab no Connected Smart Cities & Mobility 2023: O Colab participou da 9° edição do Connected Smart Cities & Mobility, o maior evento de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil. Leia mais!
  • Vote em Niterói para o Prêmio Internacional de Melhor Participação Cidadã: Niterói é finalista em prêmio internacional com o case “Colaboração na Gestão da cidade através do Colab e das redes sociais”. Leia mais!
  • Como o Colab aumentou a participação social em Mogi das Cruzes: Em um mundo tecnológico, a conexão entre governo e cidadãos é essencial para superar desafios diários. Leia mais!

Autor: Colab

Descubra como a IA está transformando governos com o Chat GPT


Baixar

Colab na Mídia

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo

21.02.2024

Engajando a população: 6 estratégias para uma gestão pública eficiente