Assine nossa
newsletter

Carteirinha para Pessoas Autistas ou com Síndrome de Down em São Gonçalo via app Colab

30.11.2023
Autor: Colab
cidadao

Na cidade de São Gonçalo (RJ), o Colab oferece diversos serviços públicos digitais no app para cidadãos, como zeladoria urbana, consultas públicas e agendamento pré-castração para cães e gatos

Agora, o Colab passa a oferecer mais um serviço para os são-gonçalenses: a Emissão de Carteirinha para Pessoas Autistas ou com Síndrome de Down. Essa nova funcionalidade tem como objetivo facilitar e agilizar o processo de emissão das carteirinhas, que são essenciais para o acesso aos direitos previstos em lei.

A carteirinha é um documento que contém informações relevantes sobre a pessoa autista ou com síndrome de Down, permitindo garantir os cuidados e apoio adequados sempre que necessário. 

É preciso se cadastrar na plataforma Colab para solicitar o documento. O processo de cadastro envolve o download gratuito do aplicativo na App Store (sistema iOS) ou Play Store (sistema Android) e o preenchimento dos dados obrigatórios, como nome completo, e-mail, data de nascimento, cidade e CPF. Caso já tenha cadastro, basta fazer o login utilizando o e-mail e senha cadastrados anteriormente.

Importante: Para visualizar o serviço, é necessário estar na cidade que oferece a emissão do documento em seu perfil e compartilhar a localização atual. Até essa data, a emissão de carteirinha para pessoas autistas ou com síndrome de Down está disponível somente para os moradores de São Gonçalo (RJ).

A documentação necessária para solicitar o documento inclui:

  • RG ou certidão de nascimento
  • Fotografia recente do rosto
  • Comprovante de residência recente
  • Documento ou exame que comprove o tipo sanguíneo
  • Laudo médico comprovando a Síndrome de Down ou Autismo e indicando o código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CIU)

Observação: O laudo só será aceito se for emitido por médicos neuropediatras, geneticistas, neurologistas ou psiquiatras.

Além disso, é importante que o responsável legal pela criança apresente:

  • Documento de identidade com foto do (a) responsável legal ou procurador (a)
  • Documento que comprove o vínculo do (a) responsável legal ou procurador (a) 

Com essas informações em mãos, os munícipes podem utilizar o aplicativo Colab com segurança e praticidade para solicitar o documento.

O Colab está comprometido em promover a participação ativa dos cidadãos na gestão pública e em oferecer serviços que facilitem o acesso aos direitos e benefícios previstos em lei. Por isso, esse novo recurso é uma importante conquista para as pessoas com autismo ou síndrome de Down e seus familiares em São Gonçalo.

Agora que você sabe que é possível emitir a carteirinha para pessoas autistas ou com síndrome de Down em São Gonçalo através do app Colab, confira mais conteúdos inéditos para gestores e cidadãos no blog do Colab e, lembre-se, a mudança começa por você!

Se preferir, comece por estas indicações:

  • Defesa Civil de São Gonçalo recebe solicitações através do app do Colab: Solicite visitas e vistorias para as equipes da Defesa Civil de São Gonçalo no período de chuvas através do aplicativo Colab. Leia mais!
  • Agendamento Pré-Castração: tudo o que você precisa saber: Você sabe qual a importância de castrar o seu animal de estimação e como o Colab pode ajudar prefeituras de todo o Brasil a tornar esse processo mais digital para a população? Leia mais!

Autor: Colab

Descubra como a IA está transformando governos com o Chat GPT


Baixar

Colab na Mídia

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo

21.02.2024

Engajando a população: 6 estratégias para uma gestão pública eficiente