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Colab é destaque no 1° CSC Govtech

30.11.2023
Autor: Colab
governo

O Colab participou do CSC Govtech 2023 em 19 de abril. O evento reuniu especialistas em inovação, tecnologia e governança pública para discutir soluções e tendências na área. 

Durante sua participação no evento, o Colab se destacou com dois painéis, sendo o primeiro sobre a multicanalidade na prestação de serviços públicos. 

Julia Sobreira (Subsecretária de Gestão Integrada e Inovação da Prefeitura de São Gonçalo) enfatizou a importância de recuperar a confiança dos cidadãos na prefeitura, mesmo diante das limitações orçamentárias.

De acordo com Julia, a estratégia de zeladoria tem sido eficaz para expor fragilidades e atender às demandas dos cidadãos, demonstrando que medidas simples podem gerar resultados significativos. 

“Para mim, a prova que o serviço já deu certo: esses dias conversei com a Carina, que cuida do Colab em São Gonçalo, e ela me contou que estava no telefone com um agente do CREAS que estava ensinando um avô a baixar o Colab para pedir a carteirinha do neto no app.” (Julia Sobreira, Subsecretária de Gestão Integrada e Inovação da Prefeitura de São Gonçalo)

Gustavo Maia, CEO do Colab e mediador do painel, afirmou que o cidadão está cansado de apenas receber pedidos e não obter nada em troca. Ele destacou a importância de oferecer serviços públicos tecnologicamente incríveis para os cidadãos, a fim de proporcionar uma melhor experiência e aumentar a confiança na gestão pública.

“Nenhuma gestão de dados ou informações, processos em papel, essa era a realidade quando chegamos […] Agora com o Colab rodando há 4 semanas, já temos mais de 3 mil usuários, o avanço está indo bem.” (Lucas Porto, Secretário de Planejamento e Gestão Estratégica na Prefeitura de Mogi das Cruzes)

No entanto, Pedro Seno (Secretário de Inovação da Prefeitura de Santo André) levantou a questão da acessibilidade, afirmando que nem todos têm acesso a celulares de última geração, 4G, Wi-Fi, entre outros. Por isso, a Prefeitura pretende tornar todos os serviços públicos acessíveis através de um único canal de solicitação, ampliando o acesso aos totens em locais públicos e sem abandonar o atendimento presencial.

O segundo painel do CSC Govtech 2023 teve como tema a participação digital na criação e gestão de políticas públicas e foi mediado por Dalila Ramalho (Coordenadora de Projetos Estratégicos no Colab). Para ela, “a participação digital é um complemento da participação.”

Durante a discussão, Pedro Trindade (Secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia na Prefeitura da Serra) frisou a importância da prefeitura como ponto de contato entre o cidadão e o poder público.

“O cidadão cobra mais da prefeitura: ele não vai atrás do líder do estado, mas ele vai até a prefeitura falar com o prefeito.” (Pedro Trindade, Secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia na Prefeitura da Serra)

Martha Romano (Secretária de Comunicação na Prefeitura de Diadema) falou sobre a necessidade de criar uma presença digital forte para a prefeitura de Diadema, que teve suas redes sociais apagadas pela gestão anterior.

Segundo Martha, o objetivo era entender quais eram as principais dúvidas e questionamentos da população e encontrar o gargalo que impedia que as solicitações chegassem até o poder público. Por isso, a Prefeitura criou a imagem do “diademer” descolado em suas redes sociais, além de usar eventos como a final do Paulistão do time de futebol da cidade para engajar a população.

Fernando Stern (Coordenador de Comunicação Digital e Relacionamento com o Cidadão na Prefeitura de Niterói) ressaltou a importância de manter o canal de diálogo aberto entre a prefeitura e o cidadão, mesmo em casos em que a resposta pode ser negativa.

“Quando abrimos o balcão da prefeitura, percebemos que é sempre melhor quando tem retorno, mesmo que negativo.” (Fernando Stern, Coordenador de Comunicação Digital e Relacionamento com o Cidadão na Prefeitura de Niterói)

Além de Pedro Trindade, Martha Romano e Fernando Stern, tivemos Patrícia Valzachi (Especialista em Participação Social Digital no Colab) enfatizando a  importância da resposta digital durante a pandemia, que foi um momento em que a população exigiu do governo uma resposta rápida e eficiente. 

De acordo com Patrícia, para continuar atuando e oferecendo serviços de qualidade à população, os governos tiveram que criar formas de se conectar e disponibilizar esses serviços de forma digital. 

Agora que você já sabe como foi a participação do Colab no CSC Govtech 2023, confira mais conteúdos inéditos para gestores e cidadãos no blog do Colab e, lembre-se, a mudança começa por você!

Se preferir, comece por estas indicações:

  • Colab expande negócios e começa a atuar em Portugal: Sistema de Verificação Colaborativa utiliza crowdsourcing para auxiliar empresas de utilities com participação ativa dos cidadãos. Leia mais!
  • Emissão de Carteirinha para Pessoas Autistas ou com Síndrome de Down em São Gonçalo via app Colab: Conheça o novo serviço disponível no aplicativo Colab para os cidadãos de São Gonçalo (RJ). Leia mais!

Autor: Colab

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