Assine nossa
newsletter

Colab e EDP: O que foi o Qualificou, Ganhou!?

30.11.2023
Autor: Colab
cidadao

Já imaginou se houvesse uma maneira de ter assistência mais ágil para resolver problemas como fios de eletricidade soltos na calçada ou os postes da sua rua?

Lançado em Guarulhos (SP), para a fase piloto no começo de 2021 e, alguns meses depois, nas regiões da Grande Vitória (ES) e Caçapava (SP), o Programa Qualificou, Ganhou! foi uma iniciativa da EDP em parceria com o Colab para melhor qualificar as demandas recebidas pela EDP com a ajuda da população.

Quer entender como esse projeto aconteceu? Neste artigo preparamos as principais informações para te apresentar o que foi o Qualificou, Ganhou! e os resultados positivos que trouxe. Vamos lá!

O problema

Nem todos os cabos caídos na calçada são de eletricidade e muitos problemas que envolvem fios e vias públicas podem ser resolvidos por outras empresas, como as de internet, ou pela própria prefeitura.

Diariamente, as equipes de atendimento da EDP recebem centenas de ligações com demandas variadas de cidadãos em todas as regiões que atende. Para verificar essas demandas, é necessário que a empresa mobilize equipes técnicas que devem seguir até os endereços apontados nas ligações para avaliar a situação e se ela está dentro do escopo da EDP.

Contudo, existem muitos casos que não estão dentro das responsabilidades da empresa de companhia elétrica, bem como os que necessitam de ferramentas específicas que podem não estar disponíveis no momento em que os técnicos vão averiguar uma demanda.

Esse processo pode atrasar as visitas técnicas e implica em gastos que poderiam ser evitados facilmente com o envio de imagens do local que precisa de assistência.

A plataforma

A plataforma do Colab foi criada para auxiliar no atendimento de prefeituras de todo país, podendo ser utilizada em qualquer smartphone e permite que os cidadãos enviem fotos, vídeos e comentários junto com seus pedidos para a prefeitura.

Com o Qualificou, Ganhou! o objetivo é garantir que a dispersão de clientes pela área de concessão garanta a redução do tempo de atendimento das solicitações dos usuários, ao mesmo tempo que reduz os custos para o negócio da companhia. O principal agente é o  cidadão que tem esse papel fundamental nos negócios, e cada vez mais essa participação vem tendo cada vez mais destaque nas operações das grandes empresas e do poder público.

Dessa forma, as equipes enviadas possuem mais informações sobre os problemas que encontrarão e o que será necessário para resolvê-los.

Usando a mesma ferramenta que atende às prefeituras, o Programa Qualificou, Ganhou! permitia que os cidadãos enviassem fotos e vídeos para a EDP através do Colab e auxiliassem com a qualificação das demandas abertas.

Como foi?

Cidadãos dos municípios de Guarulhos, Caçapava e Grande Vitória puderam se cadastrar gratuitamente no Colab para participar do Programa Qualificou, Ganhou!

Ao finalizar o cadastro, e com o consentimento dos envolvidos, notificações sobre demandas que necessitavam de fotos ou vídeos na região onde a pessoa estava apareceriam. Essas demandas seriam enviadas pela própria EDP, junto com o endereço e as instruções sobre como deveriam estar as fotos tiradas no local.

Após a validação das informações, uma equipe técnica ia até o local solucionar a situação e a pessoa que colaborou com as imagens e comentários recebia uma recompensa financeira que variava de acordo com a semana.

Mais de uma pessoa poderia receber a notificação e enviar fotos da mesma demanda. Quanto mais imagens e informações, melhor para as equipes enviadas.

Foram mais de 300 demandas qualificadas no Colab que ajudaram a reduzir o tempo médio de resolução. Com isso, a população pode colaborar ativamente com a zeladoria do município sendo recompensada por isso e as equipes tiveram melhorias para exercer suas funções.

Gostou da iniciativa? Compartilhe esse artigo com os seus amigos e continue no blog para aprender sobre gestão pública e colaboração.

Autor: Colab

Aprenda a digitalizar serviços públicos com nosso curso gratuito exclusivo. Transforme a experiência do cidadão e aumente a eficiência da sua prefeitura.


Inscreva-se!

Colab na Mídia

25.09.2024

Teleconsulta: Como o Colab está facilitando o acesso à saúde para todos

24.09.2024

Workflow Builder: Ferramenta de impacto na digitização de serviços públicos

24.09.2024

Orçamento Participativo Digital: Ferramentas de impacto e participação social

23.09.2024

Como as redes sociais influenciam a formação de opinião nas eleições

18.09.2024

A Evolução da Participação Cidadã: Da Ágora Grega às Praças Digitais

22.08.2024

A força da juventude na política