Assine nossa
newsletter

Colab e ONU-Habitat vão perguntar a você, cidadão, se a sua cidade está preparada para se tornar sustentável

30.11.2023
Autor: Colab
cidadao
Imagem com o texto "UN-HABITAT For a better urban future"

Gustavo Maia – Co-fundador e CEO do Colab – assina contrato de parceria com a ONU – Habitat para implementar uma consulta pública digital nos municípios brasileiros, com o objetivo de auxiliá-los no alcance do  Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11, que visa tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis até 2030.

A consulta faz parte do projeto da ONU – Habitat intitulado “Sistemas de responsabilidade pública para medir, monitorar e informar sobre políticas públicas urbanas sustentáveis na América Latina” (tradução nossa) cujo objetivo, segundo a própria ONU-Habitat, é de compreender como as diferentes partes interessadas de uma cidade podem alinhar e aprimorar suas responsabilidades no âmbito da sustentabilidade, propondo ações efetivas.

Entre estas diferentes partes interessadas estariam governos, sociedade civil, comunidades, setor privado, profissionais, comunidade científica e acadêmica e – é claro – o cidadão!Com isso, a partir do Colab a ONU – Habitat quer reunir a percepção dos cidadãos de todas as cidades do Brasil a respeito das ações implementadas pelas respectivas prefeituras para atingir o Objetivo 11 nos últimos dois anos.

Qual o papel dos cidadãos nisso?

O objetivo da ONU-Habitat, com essa consulta, é fazer uma avaliação do desempenho de cada prefeitura em relação ao ODS 11 de acordo com a percepção da população. Ou seja, a maneira como cada um percebe a sua cidade é um indicador de como o governo local está trabalhando para atingir o ODS 11.

Como os cidadãos poderão participar?

A partir de 2 de Outubro, os cidadãos poderão participar da consulta tanto através do aplicativo como da plataforma web do Colab. Serão diversas perguntas, em sua maioria pedindo para o cidadão indicar o nível de concordância com algumas avaliações, podendo escolher entre opções que variam entre “Discordo Fortemente” e “Concordo Fortemente” a respeito da melhoria da qualidade da gestão de resíduos (coleta de lixo e materiais recicláveis) em suas cidades, por exemplo, e também indicando a existência ou não de políticas públicas municipais relacionadas ao ODS 11, à transparência e à prestação de contas.

O mais interessante é que ao terminar de responder, o cidadão poderá comparar as duas repostas com a percepção dos cidadãos de sua cidade ou do Brasil.

Você quer nos ajudar a mobilizar cidadãos ao redor de todo o Brasil?

Envie um e-mail para contato@colab.re com o assunto “Eu quero ser um multiplicador” e nós te daremos mais detalhes de como você pode nos ajudar por lá 😉 combinado?

Autor: Colab

Aprenda a digitalizar serviços públicos com nosso curso gratuito exclusivo. Transforme a experiência do cidadão e aumente a eficiência da sua prefeitura.


Inscreva-se!

Colab na Mídia

15.07.2024

Conheça os 5 princípios da administração pública

27.06.2024

Coleta de lixo urbano: como otimizar essa demanda?

24.06.2024

Gestão colaborativa: transforme a relação entre cidadãos e administração pública

22.04.2024

Veja como o Colab melhorou a eficiência de alguns municípios

17.04.2024

Veja como o Colab atua na prevenção contra a dengue

16.04.2024

Atendimento multicanal: veja detalhes da parceria entre Colab e Prefeitura de Santo André

10.04.2024

Otimize os dados do seu município e melhore a prestação de serviços

13.03.2024

Indicadores de performance na gestão pública: fatores para levar em consideração

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo

22.08.2024

A força da juventude na política

13.08.2024

Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA): o que é preciso saber

19.07.2024

Vai se pré-candidatar? Saiba o que é permitido e proibido