Assine nossa
newsletter

Colab no Connected Smart Cities & Mobility 2023

30.11.2023
Autor: Colab
governo

O Connected Smart Cities & Mobility é o maior evento de negócios e conexões de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil. Desde 2015, o CSCM tem adotado um formato de vários palcos, promovendo a integração de conteúdo de alta qualidade, fomentando oportunidades de negócios e facilitando networking de grande impacto.

A 9ª edição do CSCM ocorreu presencialmente nos dias 04 e 05 de setembro de 2023 no Centro de Convenções Frei Caneca (São Paulo/SP), integrada à 4ª edição do AirConnected, e reuniu especialistas do ecossistema das cidades brasileiras com o objetivo de fomentar discussões para torná-las mais inteligentes, humanas e sustentáveis.

Foram 2 dias de conteúdo presencial, mais de 300 palestrantes em 12 auditórios simultâneos, mais de 150 horas de conteúdo, feira de negócios, networking qualificado e muito mais. 

Colab no #CSCM2023

O stand do Colab estava localizado em frente ao palco 1, onde foi possível descobrir as últimas novidades da nossa plataforma e conversar com nossos especialistas em participação popular e tecnologia para governos.

Também preparamos um painel especial para essa edição e abaixo listamos os principais insights compartilhados nele.

Serviços Digitais: o governo mais próximo do cidadão

Imagine-se imerso em um universo digital onde governos não são apenas entidades distantes, mas sim parceiros na jornada diária da população. Bem-vindos e bem-vindas à mesa de debate “Serviços Digitais: o Governo mais próximo do cidadão”, onde a revolução tecnológica se entrelaça com a cidadania ativa. 

Nesta conversa, exploramos a potencialidade da omnicanalidade, onde as fronteiras entre online e offline se dissipam, da gestão colaborativa, onde os cidadãos são co-criadores das políticas, da governança, da implantação do governo digital, e dos benefícios tangíveis que florescem quando os governos e o Colab se tornam parceiros digitais. 

O painel contou com a moderação de Vivian Satiro (Diretora de Soluções para Governos do Colab) e teve como painelistas: Fernando Stern (Coordenador de Comunicação Digital e Relacionamento com o Cidadão na Prefeitura de Niterói/RJ), Thiago Batalha (Diretor do Departamento de Defesa do Usuário do Serviço Público na Prefeitura de Mogi das Cruzes/SP) e Pedro Seno (Secretário de Inovação e Administração da Prefeitura de Santo André/SP).

Colab e Niterói: Transformação Digital na Gestão Pública

Em Niterói, a jornada de transformação digital é um exemplo inspirador do poder da inovação governamental. Em 2012-2013, a cidade já se destacava nos rankings nacionais, com índices sociais elevados, alta escolaridade e uma população conectada à internet. No entanto, havia um grande desafio: o governo municipal estava fechado digitalmente, sem presença nas redes sociais e com poucos canais de comunicação com os cidadãos.

Fernando Stern, Coordenador de Comunicação Digital e Relacionamento com o Cidadão na Prefeitura de Niterói, compartilhou essa história de transformação. A gestão percebeu a necessidade de abrir o governo para a internet e estabelecer uma comunicação direta com os cidadãos.

A parceria entre a Prefeitura de Niterói e o Colab começou em 2013 e passou por um período de testes. Desde então, o Colab cresceu e conta agora com 170 mil cidadãos cadastrados e já foram registradas mais de 158 mil solicitações, incluindo 27.532 nos primeiros seis meses de 2023, demonstrando um aumento significativo na adesão dos cidadãos. 

Mais de 50 consultas públicas foram realizadas, envolvendo quase 100 mil participações, permitindo aos cidadãos opinar e moldar políticas municipais. O aplicativo também é usado para o agendamento de vacinação contra a Covid-19. Em breve, também será possível agendar a vacina da gripe e da febre amarela. No futuro, a ideia é que todas as vacinas sejam agendadas pelo app Colab. 

Colab e Mogi das Cruzes: Participação Cidadã e Eficiência no Atendimento Público

Diferente de Niterói, que já estava envolvida com o Colab há uma década, a parceria de Mogi das Cruzes começou em 2022. O momento inicial dessa colaboração ocorreu quando Thiago Batalha (Diretor do Departamento de Defesa do Usuário do Serviço Público na Prefeitura de Mogi das Cruzes/SP) assumiu a ouvidoria do município e recebeu um pedido do prefeito: resgatar o protagonismo da participação cidadã por meio dos canais de atendimento.

O Colab, que já havia se consolidado como um canal de participação em consultas públicas e solicitações de zeladoria urbana na cidade, passou por ajustes estratégicos para cumprir os requisitos da Lei 13.460/17, e agora também é um canal da Ouvidoria.

Entre abril e junho de 2022, foram registradas 4.539 demandas. Após o lançamento do aplicativo em 2023, esse número saltou para 6.724, representando um crescimento de 48,1% na participação social através dos canais de atendimento. Já o uso do aplicativo para autosserviço experimentou um aumento de 284%, evidenciando a eficácia do Colab na facilitação da comunicação entre cidadãos e governo.

Além disso, impulsionado pela eficiência do sistema interno e do aplicativo de campo, o tempo médio de resposta da Ouvidoria aos cidadãos reduziu de 128 dias para 17 dias. 

Colab e Santo André: Tecnologia e Inovação no Setor Público

A parceria entre Santo André e o Colab começou em 2018, e a cidade já conta com mais de 45 mil cidadãos cadastrados e mais de 118 mil demandas registradas. Agora, 5 anos depois, o escopo dessa parceria aumentou. 

Segundo Pedro Seno (Secretário de Inovação e Administração da Prefeitura de Santo André/SP), o novo desenho possibilitará ter toda a gestão eletrônica do que acontece na cidade dentro do Colab, o que inclui um aplicativo único, um portal de serviços único, e um fluxo de tramitação único com assinaturas e pareceres. Tudo isso com omnicanalidade, ou seja, solicitações via web, aplicativo e até chatbot no WhatsApp. 

A cidade, que já conta com um projeto de inclusão digital baseado em wi-fi livre com mais de 60 locais com internet gratuita para a população, pretende espalhar o Colab nas comunidades através de totens de autoatendimento em diversos pontos da cidade — como shoppings e unidades de pronto-atendimento (UPAs).

Agora que você conferiu os principais insights compartilhados em nosso painel no CSCM 2023, continue no blog do Colab para ter acesso a mais conteúdos essenciais para cidades e governos. Se preferir, comece por aqui: 

  • 10 passos para inovar no setor público com SaaS: O setor público precisa acompanhar as inovações tecnológicas para atender às demandas da sociedade. Por isso, separamos 10 passos simples para inovar utilizando o modelo SaaS. Leia mais!
  • Vote em Niterói para o Prêmio Internacional de Melhor Participação Cidadã: Niterói é finalista em prêmio internacional com o case “Colaboração na Gestão da cidade através do Colab e das redes sociais”. Leia mais!
  • Como o Colab aumentou a participação social em Mogi das Cruzes: Em um mundo tecnológico, a conexão entre governo e cidadãos é essencial para superar desafios diários. Leia mais!

Autor: Colab

Aprenda a digitalizar serviços públicos com nosso curso gratuito exclusivo. Transforme a experiência do cidadão e aumente a eficiência da sua prefeitura.


Inscreva-se!

Colab na Mídia

15.07.2024

Conheça os 5 princípios da administração pública

27.06.2024

Coleta de lixo urbano: como otimizar essa demanda?

24.06.2024

Gestão colaborativa: transforme a relação entre cidadãos e administração pública

22.04.2024

Veja como o Colab melhorou a eficiência de alguns municípios

17.04.2024

Veja como o Colab atua na prevenção contra a dengue

16.04.2024

Atendimento multicanal: veja detalhes da parceria entre Colab e Prefeitura de Santo André

10.04.2024

Otimize os dados do seu município e melhore a prestação de serviços

13.03.2024

Indicadores de performance na gestão pública: fatores para levar em consideração

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo