Como foi a sua última experiência com o serviço público?
É provável que você diga que foi cansativa e demorada por conta da burocracia, dependendo da sua cidade ainda há o risco de ter passado horas esperando apenas para ser atendido(a).Acha que essa situação é desanimadora e que não há solução para ela? Pode respirar fundo, as govtechs estão pensando em como solucionar isso.
Govtechs são empresas que atuam como parceiras do governo oferecendo soluções tecnológicas para os problemas enfrentados por governantes e cidadãos.
Com previsões como a de que até 2050 mais de 70% da população vai residir em áreas urbanas, ter a disposição ferramentas inovadoras para solucionar problemas cotidianos é mais do que necessário e as govtechs têm muito a contribuir.
Brasil e as GovTechs
No Brasil é comum ver cidadãos reclamando que os serviços públicos são demorados, algo que foi comprovado pelo estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O estudo mostrou que na América Latina a burocracia está afetando o serviço público com demoras na emissão de documentos e atrapalhando a produtividade dos servidores. Para se ter ideia, o estudo mostra que a média de tempo gasto para a realização de trâmites burocráticos no Brasil é de 5,5 horas.
De acordo com a pesquisa, uma solução para essa situação seria a digitalização de procedimentos que além de agilizar a ação, também contribui para o combate à corrupção e diminuição de custos.
O estudo afirma que:
“As empresas perdem horas produtivas e, com elas, parte de sua competitividade. O Estado se perde em meio a procedimentos complexos e manuais e não consegue conectar as políticas públicas aos beneficiários pretendidos.”
Uma solução para agilizar esses processos é a utilização dos serviços fornecidos pelas govtechs brasileiras que podem reaproximar cidadãos dos governantes das cidades, trazer mais tecnologia para o serviço público e melhorar o dia a dia de servidores.
O Colab é uma das govtechs que mais está conquistando espaço no país, através do aplicativo o cidadão pode alertar a prefeitura sobre problemas em vias públicas, responder a consultas e até receber alertas sobre hemocentros que precisam de doação de sangue.
Essa é uma solução para engajar o cidadão a exercer a sua cidadania.
Qual a sua opinião sobre as govtechs? O que acha do serviço público no Brasil?
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