Que as redes sociais são atualmente alguns dos veículos de maior impacto na comunicação em massa, nós já sabemos. Mas como a cidade de Palmas conseguiu gerar impacto na opinião no seu Plano Plurianual (PPA), aumentando a participação da sociedade civil em mais de 400%?
No texto publicado no início do ano sobre o assunto de como Palmas incluiu essas pessoas na participação, mostramos que o Colab influenciou no sucesso da consulta, gerando resultados positivos de engajamento da população através do nosso aplicativo e da atuação nas redes sociais.
“Palmas adotou o Colab como ferramenta dessa consulta, e como toda mudança, houve impacto e algumas dificuldades, mas é pacífico junto aos líderes sociais que esse formato veio para ficar e que o digital é o caminho mais rápido para se chegar ao poder público”, afirmou a secretária de comunicação Ivonete Motta.
Sua estratégia de unir o digital para aumentar o engajamento nas tomadas de decisões públicas multiplicou o interesse de cidadãos em participar das audiências públicas junto aos gestores da cidade, com peças publicitárias feitas em formato de pílulas de vídeo para as redes sociais.
“Começamos a mobilizar grupos de whatsapp dos bairros de Palmas. A gente teve a possibilidade da web (de responder a consulta pelo site do Colab), que foi o que ajudou muito e também a figura dos embaixadores do programa, que foi uma parceria com o Instituto Federal”, comenta a secretária.
Mesmo com essas ferramentas em mãos, Ivonete ainda sentiu a ausência da cultura de participação da consulta pública e do engajamento do cidadão para contribuir com os rumos que a população desejava para a cidade e foi quando ela teve uma nova estratégia de comunicação.