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Como fazer uma consulta de avaliação de serviços

30.11.2023
Autor: Colab
governo

No marketing, a pesquisa de satisfação é relacionada ao sentimento de prazer ou decepção de uma vivência pessoal. A comparação normalmente é referente ao desempenho de um produto que a pessoa teve uma expectativa antes de comprar. O pós-compra, junto com um questionamento de satisfação, pode ajudar na relação com o consumidor entendendo suas características e necessidades de maneira aprofundada.

Portanto, a avaliação de satisfação é umas das principais ferramentas para conhecer melhor o desempenho de um serviço, produto ou no nosso caso, da gestão pública. Como fazer para entender se o serviço está atendendo as expectativas da maioria dos cidadãos? Que tipo de melhoria a administração pública pode fazer? Qual etapa deve ser mais eficaz?

Essas perguntas podem ser o começo dos questionamentos que formulam uma avaliação. Sua realização é tão importante para trilhar os próximos passos de uma gestão que, em 2017, foi decretada a Lei Federal 13460/17 que dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos a fim de avaliar os serviços prestados nos seguintes aspectos:

  • Satisfação do usuário com o serviço prestado;
  • Qualidade do atendimento prestado ao usuário;
  • Cumprimento dos compromissos e prazos definidos para a prestação dos serviços;
  • Qualidade de manifestação de usuários;
  • Medidas adotadas pela administração pública para melhoria e aperfeiçoamento da prestação do serviço disponível. 

Vale lembrar que a avaliação deve ser feita, no mínimo, a cada 1 ano. Seu resultado deve ser compartilhado e usado como instrumento de ajustes para gerar melhorias tanto nos serviços, quanto nos relacionamentos. 

Autor: Colab

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