Assine nossa
newsletter

Como líderes ganham a confiança dos gestores públicos

30.11.2023
Autor: Colab
governo

Os bons relacionamentos são a base para construir uma comunicação mais eficaz e assim gerar maior confiança para ambas as partes. Para líderes e gestores essa máxima é de extrema importância, uma vez que a colaboração dos funcionários públicos depende quase que 100% do tipo de relacionamento vivenciado para obter os resultados positivos.

No artigo do Apolitical, escrito pela Ifeyinwa Maureen Okafor, ex-conselheira do Governo Estadual de Ima, na Nigéria, e líder Amajue da Iniciativa Presidencial Ellen Johnson Sirleaf para Mulheres, ela levanta pontos fundamentais para estreitar esse laço entre poder público e funcionários. 

“Todos os políticos fazem promessas para serem eleitos. Mas a parte difícil vem quando a campanha acaba: mantê-los. Para fazer isso, os políticos devem conquistar a confiança e a adesão dos funcionários públicos, o que costuma ser o primeiro obstáculo para uma mudança significativa.” comenta Ifeyinwa. 

Como ex-conselheira do governo, a primeira coisa que ela notava era a falta de confiança entre os políticos e os funcionários públicos, ação que poderia atrapalhar até as melhores ideias sugeridas. “Minha equipe e eu trabalhamos duro para criar um ambiente favorável ao investidor que pudesse impulsionar o crescimento e fornecer empregos bem remunerados para os cidadãos e residentes do estado.” exemplifica. 

Veja abaixo três dicas que Ifeyinwa Maureen Okafor compartilhou para construir mais confiança, melhoria da comunicação e incentivo à colaboração entre gestores e funcionários: 

Confiança é algo que se conquista

A palavra chave aqui é integridade pessoal. Ela será o fator principal para conseguir a confiança dos demais. Citando um trecho do autor John Maxwell, do livro The Law of Buy-in, que a Ifeyinwa trouxe no seu artigo: como líder, o sucesso é medido pela capacidade de realmente levar as pessoas aonde elas precisam ir. Mas isso só pode acontecer se as pessoas aceitarem o líder primeiro.

“Não importa o quão bom uma proposta ou projeto possa parecer, ele não levará a lugar nenhum a menos que as pessoas acreditem que você cumprirá sua palavra . É por isso que devemos proteger nossa reputação com zelo . É uma moeda que pode ser usada para influenciar o bem maior. Construir uma reputação de honestidade, alto desempenho e entrega consistente constrói um currículo confiável.” complementa Ifeyinwa.

Autor: Colab

Aprenda a digitalizar serviços públicos com nosso curso gratuito exclusivo. Transforme a experiência do cidadão e aumente a eficiência da sua prefeitura.


Inscreva-se!

Colab na Mídia

15.07.2024

Conheça os 5 princípios da administração pública

27.06.2024

Coleta de lixo urbano: como otimizar essa demanda?

24.06.2024

Gestão colaborativa: transforme a relação entre cidadãos e administração pública

22.04.2024

Veja como o Colab melhorou a eficiência de alguns municípios

17.04.2024

Veja como o Colab atua na prevenção contra a dengue

16.04.2024

Atendimento multicanal: veja detalhes da parceria entre Colab e Prefeitura de Santo André

10.04.2024

Otimize os dados do seu município e melhore a prestação de serviços

13.03.2024

Indicadores de performance na gestão pública: fatores para levar em consideração

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo

19.07.2024

Vai se pré-candidatar? Saiba o que é permitido e proibido