Assine nossa
newsletter

Como será a mobilidade urbana pós-Covid

30.11.2023
Autor: Colab
governo

Diversas cidades brasileiras flexibilizaram o uso das máscaras no último mês e algumas chegaram a retirar a obrigatoriedade da proteção em locais fechados, mantendo apenas no transporte público

Essa mudança pode parecer pequena, mas representa algo grande. Será esse um sinal de que estamos saindo do “novo normal” e voltando para a vida como era na “pré-pandemia”? 

Após quase três anos de uso constante da máscara e do álcool em gel, estamos entrando em uma nova era e a pergunta que surge é: como será a mobilidade urbana na pós-covid? 

Queremos trazer nesse artigo algumas das previsões sobre a mobilidade urbana pós-Covid para que você e sua gestão se preparem. Vamos lá! 

Quais as tendências para mobilidade urbana pós-covid?

Alguns dos hábitos que adquirimos no período da pandemia devem continuar, dentre eles as apostas são: 

Higienização constante

As empresas de transporte devem higienizar constantemente os veículos mesmo no pós-covid, já os passageiros que utilizam esses serviços também devem manter o uso de álcool em gel. Essa é uma aposta, pois agora as pessoas estão mais cientes sobre os vírus aos quais estão expostas e o que deve ser feito para não ficar doente. 

Uso de QR-Code para pagar a passagem

Buscando oferecer mais segurança para a população que precisava dos meios de transporte durante a pandemia, muitas prefeituras aderiram aos QR-Code para vender passagens individuais no metrô, como por exemplo a prefeitura de São Paulo. 

Os códigos podem ser impressos nas bilheterias do metrô ou lidos na tela do celular através de aplicativo próprio. 

Meios alternativos devem continuar

Durante a pandemia, o número de pessoas que se deslocam a pé cresceu na cidade de São Paulo e esse é um hábito que foi adotado por muitos brasileiros e deve continuar presente. 

Autor: Colab

Descubra como a IA está transformando governos com o Chat GPT


Baixar

Colab na Mídia

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo

21.02.2024

Engajando a população: 6 estratégias para uma gestão pública eficiente