Assine nossa
newsletter

Como seria a cidade ideal?

30.11.2023
Autor: Colab
governo

Como seria a cidade ideal? Será que ela já existe no Brasil?

Na música de Chico Buarque, a cidade ideal imaginada pelas crianças, cachorros e galinhas deve ter alamedas verdes, postes e poucos carros para não atropelar ninguém, mas sabemos que outras coisas são necessárias.

Escolas, creches, hospitais de qualidade, parques, teatro, cinemas, bibliotecas, saneamento, transporte público, entre outras coisas, também são necessários para alcançarmos as cidades “ideais”.

A cidade ideal ainda é uma utopia distante da nossa realidade, porém, cumprindo algumas metas podemos torná-la possível.

Cidades Ideais e Cidades Sustentáveis

Em 2015 a ONU lançou a Agenda 2030, um plano global para mudar o mundo em quinze anos. Diversos países se comprometeram em tomar medidas para alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos nesse documento.

Dentre os objetivos, temos o Cidades e Comunidades Sustentáveis que possui algumas metas para tornar as cidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis. As metas para cidades sustentáveis conversam com o esperado para a cidade ideal.

A primeira meta é garantir que todos tenham acesso a habitação segura, adequada e a preço acessível, além de urbanizar as favelas. Em maio de 2018 foi realizado um levantamento sobre o déficit habitacional no país, pelo menos 6,9 milhões de famílias não possuem casa para morar enquanto 6,05 milhões de imóveis estão desocupados.

A segunda meta quer garantir o acesso a sistemas de transportes seguros, acessíveis e sustentáveis com preço acessível para todos. No momento, a realidade dos usuários de transporte público nos grandes centros urbanos está muito distante disso.

No ano passado uma pesquisa apontou que a insegurança com o transporte público faz com que os brasileiros deem preferência para o particular.

A terceira meta se refere ao aumento da urbanização de maneira inclusiva e sustentável, trabalhando uma gestão participativa. Algumas prefeituras aqui do Brasil já se atentaram a essa meta e começaram a trabalhar com plataformas inovadoras, como o aplicativo do Colab, para ter mais canais de comunicação com o cidadão, aumentando sua participação.

Proteger o patrimônio cultural e reduzir o número de mortes e pessoas afetadas por catástrofes, assim como as perdas econômicas causadas por esses episódios, também são metas para que as cidades sejam mais sustentáveis.

Ainda existem metas relacionadas a proporcionar o acesso universal a espaços públicos que sejam seguros e inclusivos, principalmente para crianças, pessoas com deficiência, idosos e mulheres e apoiar relações econômicas, sociais e ambientais nas áreas urbanas.

Cidade Ideal, o que significa?

Agora que você conhece as metas que compõem a cidade sustentável idealizada pela ONU, está na hora de entender como elas formam a cidade ideal.

A cidade ideal é aquela onde todos os habitantes, ou pelo menos sua maioria, têm residências seguras para habitar com acesso a saneamento básico, com escolas, lazer e serviços públicos, como hospitais, próximos.

Nessa cidade o transporte público é seguro e acessível para todos, tanto no valor cobrado pela passagem quanto no acesso para deficientes. Os gestores públicos dessa cidade contam com a ajuda da população para fiscalizar os serviços oferecidos pela prefeitura e propor melhorias.

As oportunidades de emprego também estariam mais próximas do cidadão, para diminuir o tempo gasto para chegar ao trabalho, assim como os museus e espaços públicos de lazer.

A cidade ideal teria planos para minimizar os prejuízos em catástrofes e garantir o bem-estar da população mais vulnerável, além de ser planejada para respeitar o meio-ambiente.

Contudo, essas metas não precisam ser alcançadas de uma vez. Pequenas mudanças como na comunicação entre o setor público e o cidadão e o uso da tecnologia para ajudar a gestão pública, já contribuem muito para melhorar a cidade.

E você, gestor? O que está fazendo para transformar a sua cidade?

Autor: Colab

Aprenda a digitalizar serviços públicos com nosso curso gratuito exclusivo. Transforme a experiência do cidadão e aumente a eficiência da sua prefeitura.


Inscreva-se!

Colab na Mídia

25.09.2024

Teleconsulta: Como o Colab está facilitando o acesso à saúde para todos

24.09.2024

Workflow Builder: Ferramenta de impacto na digitização de serviços públicos

24.09.2024

Orçamento Participativo Digital: Ferramentas de impacto e participação social

23.09.2024

Como as redes sociais influenciam a formação de opinião nas eleições

18.09.2024

A Evolução da Participação Cidadã: Da Ágora Grega às Praças Digitais

22.08.2024

A força da juventude na política