Assine nossa
newsletter

Conheça 7 recursos e ferramentas gratuitas que ajudam a inovar na gestão pública

30.11.2023
Autor: Colab
governo

Em um mundo conectado e cada vez mais dominado pela transformação digital, o fluxo de informações e quantidades de tarefas no mercado de trabalho torna o ato de “gerenciar” uma tarefa ainda mais complexa, afetando diretamente a produtividade de gestores e equipes. 

Neste cenário, a adoção de ferramentas colaborativas soluciona inúmeros gargalos ao desenvolver métodos eficientes de compartilhamento de informações e simplificação de mecanismos de colaboração e comunicação. Tais práticas afetam positivamente a gestão de pessoas, empresas e até mesmo do Estado. 

Abaixo, confira 7 recursos e ferramentas gratuitas que separamos exclusivamente para você, gestor público, começar – ou continuar – a inovar na sua gestão!

  1. Asana (software de gerenciamento de projetos): 

Considerado uma das soluções mais completas e inteligentes para gestão, o Asana é um software de gerenciamento de tarefas baseado no método Kanban de produtividade. 

A ferramenta auxilia gestores e equipes na organização, gerenciamento, comunicação e colaboração em tarefas e projetos, oferecendo inúmeros recursos que agilizam a rotina de trabalho. 

O principal destaque da plataforma é a criação de fluxos de processos padronizados para diferentes setores e a capacidade de customização visual que se adapta às necessidades da equipe ou do gestor.

  1. Monday.com (sistema operacional de trabalho): 

Monday é um sistema operacional de trabalho que permite o gerenciamento de projetos e fluxos de trabalho da sua equipe através de quadros personalizáveis. 

Com o software, é possível acompanhar o panorama geral da empresa em tempo real, integrar equipes com mais eficiência, e centralizar todo o trabalho em uma única plataforma.

  1. Trello (ferramenta de gerenciamento de projetos):

Trello é uma ferramenta visual de gestão que possibilita gerenciar projetos, organizar fluxos de trabalho e monitorar tarefas.

Mais colaboração e produtividade com o Trello. Utilize quadros, listas ou cartões, organizando-os de acordo com urgência, formato ou da forma que preferir. 

À medida que o trabalho em equipe cresce, é possível personalizar e expandir essas funcionalidades com mais recursos.

  1. Miro (plataforma de lousa interativa digital): 

Miro é uma plataforma de lousa interativa digital colaborativa que permite executar diversas tarefas na criação de um projeto, workshops, aulas interativas e demais atividades relacionadas a projetos profissionais e pessoais. 

Reúna a sua equipe em um único espaço de trabalho para colaborar e co-criar, a qualquer hora e de qualquer lugar.

  1. Slack (software de comunicação de equipes): 

O Slack é um software de comunicação de equipes baseado no protocolo IRC e permite que os colaboradores de uma empresa se comuniquem e enviem mensagens para organizar o fluxo de trabalho, tornando a vida profissional mais simples e produtiva. 

Dentre as principais funcionalidades do Slack, destacamos: conversas privadas, suporte a canais, integração com serviços externos e a possibilidade de adicionar bots para oferecer mais funcionalidades, aumentar a produtividade da equipe e simplificar a colaboração.

  1. Google Workspace (plataforma de ferramentas corporativas): 

O Google Workspace é um conjunto de ferramentas virtuais do Google para profissionais e empresas que melhora a comunicação, colaboração e produtividade. 

A plataforma comporta ferramentas colaborativas e permite a edição de documentos por diferentes usuários simultaneamente. 

Além disso, o Google Workspace é indicado para empresas de todos os tamanhos, basta querer organizar processos de gestão, armazenar informações e agregar praticidade à execução de suas tarefas. 

  1. Canva (plataforma de design):

O Canva é uma plataforma de design online e gratuita que permite criar artes de forma fácil através de uma interface amigável e mais de 50 mil templates para agilizar o seu fluxo de trabalho

Seja você iniciante no design ou uma pessoa com mais experiência, o Canva é uma excelente solução para a criação de peças gráficas utilizando modelos prontos ou criando os próprios layouts.

Agora que você já conhece 7 recursos e ferramentas que ajudam a inovar na gestão pública gratuitamente, confira mais conteúdos inéditos para gestores públicos no blog do Colab e, lembre-se, a mudança começa por você!

Se preferir, comece por estas indicações:

  • Transformação digital em governos: contexto, boas práticas e case de sucesso: A transformação digital já está acontecendo e a pandemia acelerou a digitalização dos serviços públicos. Por isso, nós separamos boas práticas para te auxiliar na digitalização de governos. Leia mais!!
  • O essencial para um gestor público do século XXI: Que o setor público está evoluindo cada vez mais, todos nós já sabemos. Mas será que os gestores públicos estão evoluindo no mesmo ritmo? Leia mais!
  • Conheça o novo Colab.Gov: Entenda mais sobre a nova plataforma do Colab para gestores, focada em autonomia, personalização e gestão de dados. Leia mais!

Autor: Colab

Descubra como a IA está transformando governos com o Chat GPT


Baixar

Colab na Mídia

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo

21.02.2024

Engajando a população: 6 estratégias para uma gestão pública eficiente