Assine nossa
newsletter

Conheça a história da vacina e o Programa Nacional de Imunizações do Brasil

30.11.2023
Autor: Colab
cidadao

Não é de hoje que os estudos sobre imunização e uma incansável corrida pela vacina vem sendo estudada. Esse tema, tão presente no Brasil e no mundo, está em pauta desde 1796, quando o médico inglês Edward Jenner desenvolveu a primeira vacina, na época contra a varíola. 

A doença levou quase 200 anos para ser erradicada, sendo constatado seu último caso natural no final dos anos 70. A OMS certificou a erradicação dela em 1980, sendo uma das primeiras pandemias controladas pela imunização da vacina. Mas não foi nada fácil convencer a comunidade científica, médicos e população a tomá-la. 

Edward Jenner havia testado nele mesmo e na sua família, mas em algumas situações não teve o sucesso esperado. Começou a surgir então boatos de que as pessoas ao receber o medicamento eram transformadas em vacas, e esse mito se espalhou de Londres para o mundo, chegando diversas versões de mitos e verdades sobre a vacina.

Vacina no Brasil

No Brasil, a chegada da vacina foi em 1804, quase uma década após sua invenção, sendo passada entre escravos num navio que cruzou o Atlântico de Lisboa até a Bahia. Após 30 anos, na intenção de combater a varíola, a vacina se torna obrigatória em crianças. Em 1846 a obrigatoriedade se estende para adultos, porém só em 1884 começam as produções em grande escala no Brasil.

Cem anos depois da descoberta do imunizante, quando o vírus atingiu a então capital do país em 1900, Rio de Janeiro, a cidade além das pandemias (febre amarela, peste bubônica e a varíola) sofria com a falta de saneamento básico. Nesse momento, o então presidente da República Francisco de Paula Rodrigues Alves iniciou diversas medidas para melhorar o saneamento e a saúde pública. Junto com a determinação, o médico e epidemiologista Oswaldo Cruz começou a auxiliar nas medidas sanitárias e em conjunto tentou promover a vacinação em massa. 

As pessoas se revoltaram contra a obrigatoriedade da vacina e fundaram uma espécie de liga anti-vacinação, estourando em seguida uma rebelião popular conhecida como a Revolta da Vacina. Em pouco tempo a população foi contida pelo governo, que reorganizou as expectativas e suspendeu a obrigatoriedade das vacinas. Oswaldo Cruz é o precursor da vacina no Brasil e fundador da Fundação Oswaldo Cruz, reconhecida internacionalmente.

Autor: Colab

Aprenda a digitalizar serviços públicos com nosso curso gratuito exclusivo. Transforme a experiência do cidadão e aumente a eficiência da sua prefeitura.


Inscreva-se!

Colab na Mídia

22.04.2024

Veja como o Colab melhorou a eficiência de alguns municípios

17.04.2024

Veja como o Colab atua na prevenção contra a dengue

16.04.2024

Atendimento multicanal: veja detalhes da parceria entre Colab e Prefeitura de Santo André

10.04.2024

Otimize os dados do seu município e melhore a prestação de serviços

13.03.2024

Indicadores de performance na gestão pública: fatores para levar em consideração

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo

16.05.2024

Saiba qual é o poder do design de serviços na transformação do setor público