Assine nossa
newsletter

Conscientização e Engajamento cívico

30.11.2023
Autor: Colab
cidadao

Somos únicos ao mesmo passo que somos diversos, e isso é muito bom. Essa grande capacidade que temos de, por sermos únicos, pensar, selecionar e aplicar uma determinada resposta a um problema comum é um dos recursos mais valiosos que podemos ofertar e usufruir como cidadãs e cidadãos em comunidade. 

O conceito de cidadania está diretamente relacionado aos direitos civis, sociais e políticos dentro de um ecossistema multifacetado chamado cidade, ou estado. Nas sociedades atuais, principalmente com os efeitos ainda não medidos do isolamento social exigido pela COVID-19, há uma necessidade ainda maior por encontros, diálogos e entrelaçamento de propósitos, causas e crenças que juntas, fazem um movimento que potencializa bons frutos semeados a partir das relações sociais. Ao mesmo passo que um ambiente diverso gera múltiplas possibilidades, é preciso que tenhamos empreendedores sociais para transformar objetivos em ações por meio da conscientização e do engajamento cívico. 

Antes de imaginarmos o “como” vamos ao “o que” é ser um cidadão engajado civicamente. Ser um cidadão engajado cívica e socialmente significa entender e praticar a máxima de que a cada um cabe um papel na responsabilidade de se gerir uma comunidade, bem como entender quais são os desafios enfrentados e pensar coletivamente quais as soluções mais próximas de reduzir a diferença entre a realidade atual e o cenário ideal. A disparidade entre aquilo que é e aquilo que se deseja que seja gera muitas oportunidades de engajamento orgânico e criativo, já que não se utiliza de mecanismos engessados ou previamente determinados. 

Grandes momentos da nossa história recente demonstram exemplos muito assertivos de movimentos que nasceram no colo da comunidade local, mas se expandiram de maneira positivamente estrondosa. Mas, como podemos refletir nossas inquietudes e críticas sociais, de modo literalmente legal e proveitoso?

5 iniciativas mobilizadoras que você pode começar a aplicar agora mesmo em seu dia-a-dia

1 – Jamais pense que você já sabe tudo! 

Buscar informações, ainda que em um tema que temos domínio, gera repertórios cada vez mais amplificados e capazes de pensar soluções fora da caixinha. Leia e busque em fontes seguras conteúdos sobre questões políticas, sociais e ambientais. 

2 – Esteja presente e envolvido na sua comunidade local! 

Participe ativamente de reuniões comunitárias, assembleias públicas, grupos de discussão e eventos locais. Conheça seus vizinhos, interaja com eles e busque oportunidades de colaborar para melhorar o lugar onde você vive!

3 – Demonstre preocupação com o meio ambiente e adote práticas sustentáveis!

Recicle, economize energia, opte pelo transporte público ou compartilhado quando possível e apoie iniciativas ambientais locais. Promova ativamente a conscientização sobre a importância da sustentabilidade!

4 – Dedique tempo para ajudar causas ou organizações que você acredita. 

Isso pode incluir trabalhar com grupos de caridade, organizações não governamentais, abrigos, escolas, entre outros. Contribuir com seu tempo e habilidades é uma forma poderosa de fazer a diferença.

5 – Informe-se sobre seus direitos e os direitos de outras pessoas. 

Defenda a igualdade, a justiça e a inclusão. Participe de campanhas ou movimentos que buscam promover direitos humanos, direitos das minorias, combate à discriminação e outras questões sociais relevantes.

Compor uma sociedade, de forma consciente e engajada não é uma tarefa simples, sobretudo em ambiente com ainda mais desafios estruturais como é o caso do nosso país. Considere conversar com pessoas à sua volta com a intenção de conectar causas e entender, os caminhos, ferramentas e ações que podem ser tomadas para colocar o bloco do engajamento cívico em ação!

Que tal saber mais com quem entende muito desse tão importante tema:

Change.org: Uma plataforma de petições online que permite que os cidadãos criem e assinem petições sobre questões de interesse público. É uma maneira de amplificar vozes individuais e mobilizar apoio para causas específicas.

Avaaz: Uma comunidade global que se dedica a promover ações cidadãs sobre questões que vão desde direitos humanos e justiça social à proteção ambiental. A plataforma permite que os usuários criem e participem de campanhas online, assinem petições e doem para causas específicas

Você também pode ler mais em Atendimento e engajamento: Como aproximar o cidadão e o poder público?

Autor: Colab

Descubra como a IA está transformando governos com o Chat GPT


Baixar

Colab na Mídia

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo

21.02.2024

Engajando a população: 6 estratégias para uma gestão pública eficiente