Assine nossa
newsletter

Consulta ONU-Habitat em parceria com o Colab já conta com mais de 4.000 participações

30.11.2023
Autor: Colab
cidadao

Hoje, mais da metade da população mundial vive em áreas urbanas segundo a ONU. Apenas no Brasil, essa parcela é de quase 85%.

Em meio a esta realidade, a ONU-Habitat em parceria com o Colab, lançou no dia 01 de outubro de 2018 (Dia mundial do Habitat) a consulta pública sobre cidades e comunidades sustentáveis. As 29 perguntas de múltipla escolha já foram respondidas por mais de 4 mil brasileiros. Entre os temas abordados, encontram-se: transporte, inclusão, serviços básicos e transparência.

A pesquisa ficará no ar até 24 de dezembro, e questiona a percepção dos brasileiros sobre sustentabilidade nas suas cidades em relação aos dois anos anteriores. Até o momento, os estados que lideram o número de respostas da consulta são: Rio de Janeiro, seguido por São Paulo e Rio Grande do Sul.

Os Dados

A percepção sobre a ampliação do acesso a serviços básicos, como água potável, eletricidade, saneamento e coleta de resíduos, destaca-se como um dado positivo por amostragem. Em contrapartida à percepção do aumento de favelas e assentamentos informais, chegando à 97% no Rio de Janeiro e mantendo-se em 91% em Niterói, São Paulo e Porto Alegre. Segundo um dado levantado pela assessoria de imprensa do Colab, o aumento da poluição do ar aparece como uma realidade para 45% dos brasileiros que responderam à pesquisa. Só na capital paulista, 79% dos participantes apontam que a poluição aumentou nos últimos dois anos.

E você? Qual a sua percepção em relação aos dados? Você concorda? Conta pra gente!

“Já é possível ver, pelos resultados, que as diferenças entre as cidades são muitas. Por isso, a colaboração dos cidadãos é fundamental para que o diagnóstico de cada local seja preciso e gere as melhores soluções”, afirma Gustavo Maia, CEO e cofundador do Colab. “A tecnologia está ajudando nesse diálogo entre a população e poder público.”

A Consulta

A consulta digital tem o objetivo de auxiliar o ONU-Habitat e municípios brasileiros a alcançarem o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS 11), que visa tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis até 2030.Escrevemos um artigo sobre Tudo o que você precisa saber sobre a consulta do ONU-Habitat em parceria com o Colab. Confere lá 😉

Quero responder a pesquisa!

Para responder, é muito fácil! Basta acessar: www.colab.re. São 29 perguntas de múltipla escolha e leva-se menos de 3 minutos para responder. No final, você conseguirá ver em um gráfico, a sua percepção em relação a cidade onde você mora, e a percepção nacional.

Tela do Colab com a Pesquisa aberta

Autor: Colab

Descubra como a IA está transformando governos com o Chat GPT


Baixar

Colab na Mídia

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo

21.02.2024

Engajando a população: 6 estratégias para uma gestão pública eficiente