Caminhando ao lado dos avanços tecnológicos, os documentos digitais se revelam favoráveis ao ponto que geram mais segurança e praticidade ao cidadão brasileiro.
O novo RG Digital — Documento de Identidade Nacional — promete facilitar a rotina do cidadão. Com o intuito de criar um cadastro único e seguro para cada pessoa, o RG Digital se tornará no novo documento oficial dos cidadãos brasileiros.
O que é o novo RG Digital?
Atualmente, o cidadão que possui Certidão de Nascimento e/ou Casamento, RG, CPF, Título de Eleitor, CNH, PIS/PASEP e o número de identificação do SUS — cada um em seu próprio documento —, terá todos esses dados atribuídos em um único documento.
Além de unificar as informações de diversos documentos em um só e gerar praticidade na rotina do cidadão, o novo modelo de Carteira de Identidade Nacional traz mais segurança e prevenção contra fraudes e clonagem de documentos. Tal processo se dá pelo uso do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).
A documentação conta com código QR Code, o que permite a identificação eletrônica do documento de maneira online e off-line.
Sobretudo, o novo RG Digital também pode ser utilizado como documento de viagem para países do Mercosul através da emissão do código Machine Readable Zone (MRZ) de padrão internacional.