Assine nossa
newsletter

Descubra o que é o novo RG Digital e o que irá mudar com ele

30.11.2023
Autor: Colab
cidadao

Caminhando ao lado dos avanços tecnológicos, os documentos digitais se revelam favoráveis ao ponto que geram mais segurança e praticidade ao cidadão brasileiro. 

O novo RG Digital — Documento de Identidade Nacional — promete facilitar a rotina do cidadão. Com o intuito de criar um cadastro único e seguro para cada pessoa, o RG Digital se tornará no novo documento oficial dos cidadãos brasileiros.

O que é o novo RG Digital?

Atualmente, o cidadão que possui Certidão de Nascimento e/ou Casamento, RG, CPF, Título de Eleitor, CNH, PIS/PASEP e o número de identificação do SUS — cada um em seu próprio documento —, terá todos esses dados atribuídos em um único documento. 

Além de unificar as informações de diversos documentos em um só e gerar praticidade na rotina do cidadão, o novo modelo de Carteira de Identidade Nacional traz mais segurança e prevenção contra fraudes e clonagem de documentos. Tal processo se dá pelo uso do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

A documentação conta com código QR Code, o que permite a identificação eletrônica do documento de maneira online e off-line. 

Sobretudo, o novo RG Digital também pode ser utilizado como documento de viagem para países do Mercosul através da emissão do código Machine Readable Zone (MRZ) de padrão internacional.

Autor: Colab

Descubra como a IA está transformando governos com o Chat GPT


Baixar

Colab na Mídia

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo

21.02.2024

Engajando a população: 6 estratégias para uma gestão pública eficiente