Assine nossa
newsletter

Dia do Orgulho LGBTQIA+: respeito, conscientização e empatia

30.11.2023
Autor: Colab
cidadao

A exclusão de gêneros sexuais infelizmente não é uma pauta que pertence a atualidade, ela é arrastada por muitos anos de intolerância, nos Estados Unidos, por exemplo, nos anos 60, era proibido os gays se reunirem em locais públicos por motivos de ‘desordem’. A violência manifestada no final desse mesmo ano causou um movimento maior após a famosa Rebelião de Stonewall. 

O acontecimento foi no bairro de Nova Iorque, em 1969, no bar Stonewall Inn que recebia o público LGBTQIA+, quando teve uma abordagem violenta da polícia contra 13 pessoas, que foram levadas à prisão, em 28 de junho do mesmo ano, mesma data em que aconteceu um incêndio no local da denúncia.  

A manifestação da comunidade nos dias seguintes foi de mobilizações em vários pontos da cidade, que reuniam milhares de pessoas para defender a causa e a liberdade de amar pessoas do mesmo gênero, das mais diversas formas de ser, viver e se vestir. 

O episódio ganhou força um ano depois que teve a passeata, em memória do acontecido, onde uma multidão marchou do bar até o Central Park, considerada a primeira ‘Parada Gay’ dos Estados Unidos, determinando assim a data da luta no movimento popular internacional conhecido e celebrado até os dias de hoje.

Autor: Colab

Descubra como a IA está transformando governos com o Chat GPT


Baixar

Colab na Mídia

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo

21.02.2024

Engajando a população: 6 estratégias para uma gestão pública eficiente